casa | | Informação em Saúde > | Segurança Pública Saúde | reciclagem
Os resíduos com risco biológico podem ser eliminados por qualquer método disponível?
O descarte de resíduos de risco biológico segue os regulamentos e não deve ser descartado por meios regulares. Esses resíduos requerem procedimentos especiais de coleta, segregação, manuseio, armazenamento e transporte. Para lidar adequadamente com resíduos de risco biológico, deve ser:
1. Segregados no ponto de geração em recipientes adequados com rótulos de risco biológico.
2. Armazenado em recipientes fechados e à prova de vazamentos em áreas designadas como seguras e protegidas, com acesso limitado.
3. Tratado para torná-lo não infeccioso por meio de métodos aprovados como autoclavagem, micro-ondas, desinfecção química, etc. (para laboratórios que não possuem instalações de tratamento internas; esses processos têm condições rigorosas)
4. Transportado apenas por empresas licenciadas de remoção de resíduos de risco biológico que garantam embalagem, rotulagem e equipamento de emergência adequados para lidar com contingências durante o transporte.
5. Descartado em aterros de resíduos médicos autorizados ou incineradores que cumpram rigorosamente as regulamentações ambientais.
A eliminação inadequada ou ilegal de resíduos com risco biológico pode representar riscos graves para os profissionais de saúde, para os manipuladores de resíduos, para o ambiente e para o público em geral devido à sua capacidade potencial de transmitir microrganismos nocivos e doenças infecciosas.