casa |  | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | reciclagem

Como as fábricas limpam a água?

Existem vários métodos que as fábricas usam para limpar a água antes de devolvê-la ao meio ambiente. Aqui estão alguns processos comuns de tratamento de água empregados em ambientes industriais:

1. Sedimentação :Isso envolve permitir que a água fique em tanques ou bacias de decantação, permitindo que as partículas sólidas se assentem no fundo devido à gravidade. A água acima dos sólidos sedimentados é então retirada para tratamento posterior.

2. Filtragem :A água passa por vários tipos de filtros, como filtros de areia, filtros de carvão ativado ou filtros de membrana, para remover partículas suspensas, matéria orgânica e outras impurezas.

3. Coagulação e Floculação :Produtos químicos, como coagulantes (por exemplo, alúmen ou cloreto férrico) são adicionados à água para desestabilizar e neutralizar as cargas nas partículas suspensas. Isso faz com que as partículas se aglomerem, formando agregados maiores chamados flocos. A água é então misturada suavemente para promover a floculação.

4. Flotação por Ar Dissolvido (DAF) :Este processo envolve a injeção de ar na água sob pressão e a liberação do ar, criando pequenas bolhas que se fixam aos sólidos suspensos. As bolhas sobem à superfície, carregando consigo os sólidos, de onde podem ser removidos.

5. Desinfecção :A desinfecção é crucial para destruir microorganismos nocivos como bactérias, vírus e protozoários na água. Os agentes desinfetantes comuns incluem cloro, cloraminas, ozônio e radiação ultravioleta (UV).

6. Processos Avançados de Oxidação (AOPs) :Essas tecnologias usam vários métodos para gerar radicais hidroxila altamente reativos que oxidam e decompõem poluentes orgânicos, incluindo compostos tóxicos. Exemplos de AOPs incluem ozonização, oxidação com peróxido de hidrogênio e oxidação fotocatalítica.

7. Tecnologias de membrana :Os processos de membrana envolvem o uso de membranas semipermeáveis ​​para separar e purificar a água. Microfiltração (MF), ultrafiltração (UF), nanofiltração (NF) e osmose reversa (RO) são diferentes tipos de tecnologias de membrana comumente empregadas no tratamento de água.

8. Troca Iônica :Este processo utiliza resinas de troca iônica para remover íons e minerais dissolvidos da água. Ele pode ser usado para amaciar a água, removendo íons de cálcio e magnésio, removendo metais pesados ​​ou recuperando metais valiosos de águas residuais industriais.

9. Tratamento Biológico :Algumas fábricas empregam métodos de tratamento biológico para decompor poluentes orgânicos. Processos de lodo ativado, filtros de gotejamento e contatores biológicos rotativos (RBCs) são exemplos de sistemas de tratamento biológico que utilizam microrganismos para degradar matéria orgânica.

Os processos específicos de tratamento de água empregados em uma fábrica dependerão do tipo de indústria, da qualidade da água bruta e do nível desejado de purificação da água.