casa |  | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | reciclagem

O que é reabsorção facultativa de água?

A reabsorção facultativa de água é o processo pelo qual os rins reabsorvem a água do filtrado nos dutos coletores, dependendo das necessidades do corpo. Ocorre quando o corpo está em estado de desidratação ou quando os níveis do hormônio antidiurético (ADH) estão elevados. O ADH, também conhecido como vasopressina, é um hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado na glândula pituitária posterior. Aumenta a permeabilidade dos dutos coletores à água, permitindo que mais água seja reabsorvida de volta à corrente sanguínea.

O processo de reabsorção facultativa de água pode ser dividido em duas etapas principais:

1. Concentração do filtrado :O filtrado que entra nos ductos coletores do túbulo proximal e da alça de Henle já está concentrado devido à reabsorção de água e íons nos segmentos anteriores do néfron. Contudo, ocorre maior concentração nos ductos coletores, particularmente na presença de ADH. As células dos dutos coletores são impermeáveis ​​à água, criando um gradiente osmótico que permite que a água saia do filtrado e entre no tecido intersticial circundante.

2. Reabsorção de água :A água que sai do filtrado para o tecido intersticial é então reabsorvida na corrente sanguínea através dos capilares que circundam os dutos coletores. Este processo é impulsionado pela pressão osmótica criada pela alta concentração de solutos no filtrado.

A reabsorção facultativa de água é essencial para manter o equilíbrio hídrico do corpo e prevenir a desidratação. Permite que os rins ajustem a quantidade de água reabsorvida com base nas necessidades do corpo, garantindo que o corpo retenha água quando necessário e excrete o excesso de água quando necessário.