casa |  | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | reciclagem

Como trocar a água do tanque de peixes

Como trocar a água do tanque de peixes

Mudar a água do seu aquário é uma parte essencial da aquarismo. Ajuda a manter a água limpa e livre de bactérias nocivas e também fornece água fresca e oxigenada aos peixes.

Com que frequência você deve trocar a água do seu aquário?

A frequência com que você precisa trocar a água do seu aquário dependerá de uma série de fatores, incluindo o tamanho do seu aquário, o número de peixes que você possui e o tipo de peixe que você possui.

Como regra geral, você deve trocar a água do aquário uma vez por semana para aquários pequenos (até 10 galões) e a cada duas semanas para aquários maiores. No entanto, se você tiver muitos peixes ou se eles estiverem particularmente bagunçados, pode ser necessário trocar a água com mais frequência.

Que tipo de água você deve usar?

Você deve sempre usar água sem cloro para trocar a água do aquário. Água sem cloro é aquela que teve o cloro removido. O cloro é um produto químico adicionado à água municipal para matar bactérias, mas pode ser prejudicial aos peixes.

Você pode desclorar a água fervendo-a por cinco minutos ou usando um condicionador de água. Os condicionadores de água estão disponíveis na maioria das lojas de animais.

Como trocar a água do seu aquário

Para trocar a água do seu aquário, siga estas etapas:

1. Retire os peixes do aquário. Você pode usar uma rede para pegar os peixes e colocá-los em um recipiente temporário.
2. Sifone a água do tanque. Você pode usar um aspirador de cascalho para extrair a água do tanque. Certifique-se de remover o máximo possível da água velha.
3. Enxágue o cascalho. Enxágue o cascalho do tanque para remover qualquer sujeira ou detritos.
4. Adicione água nova ao tanque. Adicione água sem cloro ao tanque até atingir o nível desejado.
5. Coloque os peixes de volta no tanque. Assim que a nova água estiver no tanque, você pode colocar os peixes de volta no tanque.

Dicas para trocar a água do seu aquário

* Tenha cuidado para não encher demais o tanque. Ao adicionar água nova ao tanque, certifique-se de deixar espaço suficiente para que o filtro funcione corretamente.
* Não troque toda a água do tanque de uma vez. Ao trocar a água do seu aquário, troque apenas cerca de 25% da água de cada vez. Isso ajudará a manter as bactérias benéficas que vivem no aquário.
* Adicione um condicionador de água à nova água. Os condicionadores de água ajudam a remover produtos químicos nocivos da água e a torná-la segura para os peixes.
* Monitore a qualidade da água em seu tanque. Você deve testar regularmente a qualidade da água em seu aquário para garantir que ela seja segura para os peixes.