Parvovírus foi descoberto em 1974 pelo virologista australiano Yvonne Cosart . De acordo com a Universidade de Stanford , parvovirose é a gênese por trás de muitas doenças, incluindo a quinta doença em humanos, parvovírus canino ( CPV ) e vírus da panleucopenia felina ( FPV ) . As vacinas já foram desenvolvidas para CPV e FPV .
Quinta doença
Segundo Hospital Penn State para a Infância , a quinta doença é a infecção mais comum causada pelo parvovírus humano B19 . Embora possa afetar adultos, é predominantemente uma doença de infância leve que se apresenta com febre e erupções vermelhas na face e no corpo (consulte Recursos) .
Parvovírus canino ( CPV )
CPV está espalhada entre os cães através do contato com fezes infectadas . De acordo com a Educação Pet, cachorros , não vacinados e cães imuno-deprimidos são mais suscetíveis. CPV , que se apresenta com diarréia sanguinolenta e vómitos, é fatal se não tratada precocemente .
Feline Parvovirus ( FPV )
Segundo Cats.org , FPV geralmente afeta jovens gatinhos e gatos adultos não- vacinados. Espalhe através das fezes de gatos infectados , FPV apresenta vômitos, diarréia e uma incapacidade de consumir alimentos ou água. Se não for detectada precocemente, o FPV é muitas vezes fatal (consulte Recursos) .
Parvovírus e Gravidez
acordo com o Centers for Disease Control, parvovírus B19 pode causar complicações na gravidez em menos do que cinco por cento de mulheres expostas . Nesses casos , o feto torna-se anêmico e aborto é possível ( consulte Recursos).
Prevenção
Segundo Hospital Penn State Crianças , mulheres grávidas e pessoas com anemia falciforme anemia e sistemas imunológicos debilitados devem evitar as pessoas com parvovirose (consulte Recursos) . A vacinação é a melhor e mais fácil maneira de proteger o seu cão ou gato de parvovirose.