parabenos , incluindo o metilparabeno , são facilmente absorvidos ou pelo tracto intestinal ou pela pele após o uso de produtos de higiene corporal tais como loções e desodorizantes . Assessoria cautela no uso a longo prazo destes produtos , um estudo maio 2008 publicado no Journal of Applied Toxicology relatou que os ésteres de parabenos nem sempre são discriminadas e excretada pelo organismo. Agindo como estrogênios ambientais , eles se acumulam nos órgãos reprodutivos do corpo e causar problemas de saúde crônicos , como câncer de mama e infertilidade masculina.
Cancro da mama
A ligação entre parabens e câncer de mama é controversa . Enquanto estudos anteriores não tenham encontrado um elo , um estudo de 2004 publicado no Journal of Applied Toxicology relatou que biópsias de tecido de câncer de mama revelou vestígios de parabens. Mesmo que estudos maiores são necessários para estabelecer o papel da química na causa do câncer de mama , é aconselhável para aqueles com uma susceptibilidade genética ao câncer estrogênio-dependente para ficar longe de metilparabeno e outros parabens.
infertilidade Masculina
Parabens imitam o hormônio feminino estrogênio no corpo. De acordo com um estudo de janeiro 2009 publicada no Journal of Reproductive Toxicology , parabenos podem ter um papel na infertilidade masculina . O estudo relata que as propriedades estrogênicas leves do ingrediente pode alterar a saúde das células nos testículos , e por sua vez pode ser responsável pela baixa produção de esperma e potencial reprodutivo reduzido.
Alergias
Uma pequena porcentagem de pessoas da população em geral são sensíveis ao metilparabeno e outros parabens. Os ingredientes podem causar dermatite de contato e irritações da pele em pessoas com alergias parabenos . Enquanto eles não são irritantes para a maioria das pessoas , as pessoas propensas a alergias de pele, eczema e rosácea pode se beneficiar do uso de produtos sem parabenos . Em uma avaliação da segurança de parabens , painel de especialistas Cosmetic Ingredient Review concluiu que pacientes com sensibilidade à substância podia tolerar a aplicação de produtos que contêm parabenos na pele normal, mas não quando aplicado ao partido ou sensibilizada pele.
Especialista introspecção
de acordo com dados de segurança de cosméticos do Grupo de Trabalho Ambiental, metilparabeno é um ingrediente tóxico com uma pontuação de risco elevado de 8, e um potencial para causar vários problemas de saúde . Enquanto a indústria de cosméticos assegura continuamente que o ingrediente é seguro, EWG recomenda cautela ao usar produtos que contenham parabenos até nova pesquisa é feita .