A família é a unidade social básica e fundamental da sociedade . Aqueles que têm dependência de drogas precisam de se sentir seguros e ser cercado por pessoas em quem confiam mais. Por isso , a família é o cenário perfeito para a terapia de grupo . Para o tratamento do abuso de drogas , terapia familiar tem dois objetivos principais . A primeira é o desenvolvimento de um plano em que os recursos da família e os pontos fortes são aproveitadas para ajudar a conceber e implementar formas de parar o abuso de substâncias . Em segundo lugar, a terapia ajuda a família reorganizar e neutralizar o impacto da dependência do paciente em drogas, bem como aprender a gerir os efeitos de drogas sobre a família .
Terapeutas ajudar as famílias a se tornar consciente de suas necessidades e orientá-los na encontrar a cura verdadeira . Papéis familiares são reforçados para reorganizar a estrutura familiar , para definir a liderança , para ajudar a promover uma melhor comunicação e para orientar cada membro em fazer ajustes intrapessoais , interpessoais e ambientais para colocar um ponto final no uso de drogas ou álcool. A terapia familiar é eficaz porque cria um ambiente neutro , onde os membros da família podem falar livremente e resolver problemas.
Ponto Terapia de Grupo
grupos expressivos são o tipo mais comum de terapia de grupo de pares usados no tratamento da dependência de drogas. Esta forma de terapia de grupo envolve uma ampla gama de atividades que permitem que seus membros para expressar seus pensamentos e sentimentos, tanto conscientes e inconscientes , que não podem ser comunicadas através de palavras sozinho.
Este método promove a interação social por meio de atividades criativas, como arte-terapia e jogar. Além da arte , terapia expressiva também pode usar de teatro , música, poesia , jogos e dança.
Viciados podem se beneficiar da terapia de grupo , aprendendo que não estão sozinhos e por encontrar um grupo de apoio forte de pessoas a recorrer a para superar seus vícios .
culturalmente específicos de terapia de grupo
membros do agrupamento que compartilham culturas e religiões semelhantes pode ser um poderoso método de terapia de grupo. Culturalmente práticas específicas pode ajudar os membros participam em comunidade em atividades que , eventualmente, promover a cura. Ao tocar em seus rituais culturais compartilhados , crenças e práticas de cura , isso pode ajudar a instigar de bem-estar entre os membros . Por exemplo, os Alcoólicos Anônimos se baseia em idéias de olhar a Deus por força para superar o vício , e alguns grupos de Alcoólicos Anônimos são organizados como parte de igrejas ou outras organizações sociais.