O primeiro passo para qualquer programa de reabilitação de drogas deve ser um esforço para desintoxicar o paciente. Durante o dia inicial ou então do programa de tratamento , o paciente não recebe medicamentos , drogas e tudo o que estivesse em seu sistema são autorizados a passar até que ele se torna sóbrio. Isto pode ser particularmente perigoso , especialmente com uma grande quantidade de álcool , ou com drogas , tais como heroína . Em casos como esse , os médicos devem estar por monitorar o paciente e para administrar tudo o que possa ser necessário procedimentos como o corpo do paciente tenta purgar-se da droga.
Psicologia
Quando um paciente está sóbrio , o tratamento para o lado mental do álcool e drogas deve começar. Este processo pode tomar uma variedade de formas, tais como o bem conhecido programa de 12 passos , terapia de grupo ou mesmo de aconselhamento one-on -one. Independentemente de qual tipo ou combinação de tipos de terapia psicológica são usados , porém, o objetivo é o mesmo: levar o paciente a olhar para o que seu vício estava fazendo com ela , para ver que ela não conseguia controlá-la e fazê-la querer deixá-lo para trás. Este aconselhamento muitas vezes recebe o paciente a abrir bem , revelando as motivações psicológicas por trás por que ela começou a usar drogas ou álcool , em primeiro lugar .
Saúde
O último componente de um programa de reabilitação de álcool e drogas é fazer paciente saudável novamente. A retirada inicial e a saúde mental ainda as preocupações , mas o álcool ou dano do fármaco para o corpo do paciente tem de ser reparado . Isso muitas vezes toma a forma de suplementos vitamínicos e minerais , o uso de saunas e métodos de desintoxicação alternativos e exercício. De um modo geral , se o paciente pode ser trazido de volta para a saúde física , enquanto o seu estado mental também cura , então até o final do programa de reabilitação , ele pode ser o mais próximo possível curada .