A intensidade da luz afeta a taxa de fotossíntese. A baixa intensidade de luz significaria baixa taxa de fotossíntese. O aumento da intensidade da luz leva a uma alta taxa de fotossíntese. Uma vez que a intensidade chegou a 10.000 lux , ela não afeta a taxa de fotossíntese. A muito alta intensidade de luz pode trazer para baixo a taxa de fotossíntese , uma vez que pode descorar clorofila.
A concentração de dióxido de carbono
Altas concentrações de dióxido de carbono levam a fotossíntese eficiente . A atmosfera normalmente tem uma concentração de dióxido de carbono de 0,03-0,04 por cento . Esta concentração é suficiente para a fotossíntese . Tem-se observado que as plantas crescem mais rapidamente e melhor em uma estufa onde a concentração de dióxido de carbono é o mais próximo de 0,1 por cento . As plantas cultivadas em estufas são maiores e rendem mais em comparação com a de campo plantas cultivadas .
Temperatura
temperaturas muito altas ou baixas não são adequados para a fotossíntese processo . A actividade da enzima é essencial para as duas etapas da fotossíntese . Temperaturas variando perto de 0 graus C desativar as enzimas que afetam a fotossíntese. Da mesma forma, temperaturas muito altas desnaturar as enzimas essenciais que proíbem a fotossíntese. A faixa de temperatura ideal é de 25 a 35 C.
Clorofila
clorofila absorve a luz , sem o qual a fotossíntese não pode ocorrer. Uma ausência de clorofila significa que a fotossíntese não terá lugar em tudo. Algumas doenças, deficiência mineral e envelhecimento podem levar à deficiência de clorofila
Água
água é a fonte de vida para as plantas.; plantas não podem sobreviver sem ela. Falta de água leva à falta de dióxido de carbono como as folhas se recusam a abrir os estômatos para manter a água que tiver armazenado registrado dentro.
Atmosfera poluída
A atmosfera poluída pode levar a um decréscimo de 15 por cento da taxa de fotossíntese . Os gases industriais são o principal culpado. A fuligem , que se estabelece em folhas, blocos dos estômatos , o que torna difícil a tomar em dióxido de carbono. A água poluída afeta plantas aquáticas e seu processo de fotossíntese.
Para fotossíntese para ocorrer a uma taxa constante a presença e os níveis de vários fatores são essenciais. A fotossíntese precisa de todos eles em níveis ótimos para produzir os melhores resultados.