O uso mais importante do eletroímã em hospitais é a ressonância magnética , vulgarmente conhecida como a ressonância magnética. Ele é usado para obter uma imagem detalhada do interior do corpo , o que ajuda a diagnosticar um certo número de doenças . A RM pode ser usada para o diagnóstico de tumores cerebrais , hemorragia , lesão de nervos e lesão do derrame . RM também pode detectar se o coração ou pulmões são danificados . Ele pode ser usado para o diagnóstico de câncer de mama e de pulmão. Para encontrar problemas das artérias e veias , a ressonância magnética é usada para olhar para os vasos sanguíneos. Ele também pode ser usado para verificar problemas de ossos e articulações , tais como artrite e problemas de medula óssea . Também pode verificar o disco e os nervos dos espinhos para a estenose da coluna vertebral e tumores medulares .
Pain Management
Em 1979 , o FDA aprovou eletroímãs para uso no tratamento da dor , como nos casos de fraturas ósseas não cicatrizadas . A pesquisa também está sendo feito para descobrir o uso de eletroímãs para o tratamento da dor no joelho de osteoartrite, enxaqueca e dor pélvica .
Transcraniana Magnética Simulação
transcraniana simulação magnética ( TMS ) é um tipo de terapia electromagnética que é utilizado como uma ferramenta de diagnóstico . Estudos também estão correndo para compreender a utilidade desta terapia no tratamento da dor crônica, dor facial, dor de cabeça e dor da fibromialgia .
Distúrbios psiquiátricos
Pesquisadores do Hospital McLean , em Belmont , Massachusetts, têm experimentado com eletroímãs em transtornos psiquiátricos. Isto envolve a colocação de um poderoso electroíman na cabeça do paciente . O electroíman passa uma corrente através do escalpe para os neurónios subjacentes . Os pacientes tratados com este demonstraram melhoria da depressão , mania , doença de Parkinson e de tais desordens . TMS é considerado uma ferramenta de diagnóstico com elevado potencial , mas mais estudos precisam ser feitos antes de garantir a sua segurança .
Post- Polio Dor
Em 1997, um estudo foi realizado no Baylor College of Medicine em Houston, para entender o uso de ímãs estáticos para uso no tratamento da dor pós- pólio. Verificou-se que , se o dispositivo entregue campos magnéticos estáticos de 300 a 500 Gauss sobre um ponto gatilho da dor, a aplicação do eletroímã proporcionado alívio imediato para os sujeitos pós- pólio .