Projetando e construindo um aterro sanitário é um método preferido recomendado pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA ( EPA). A decomposição de resíduos em lixões não controlados frequentemente infiltrar no solo , levando à contaminação do abastecimento de água potável locais. Lixeiras descontroladas também liberam gases explosivos e inflamáveis que representam um perigo para a segurança pública, devido à ameaça de explosão, um APE fato estados patrimoniais.
Libertação de materiais tóxicos
Deixar de separar materiais tóxicos de outros tipos de resíduos tem-se revelado caro para as comunidades que não tomaram as devidas precauções . Em março de 2003 , por exemplo, um empregado do hospital Colorado deixou uma quantidade desconhecida de resíduos radioactivos em uma lixeira , os Centros de Controle de Doenças observou em seu Mortalidade e Relatório Semanal de Morbidade . Não houve feridos , mas o aterro teve que ser fechado até que o material foi removido, e pessoal de emergência foram submetidos a procedimentos de descontaminação.
Efeitos da eliminação ilegal
Descarte de itens domésticos comuns, como o óleo de motor ficou menos atenção , mas também representa um grande desafio para a saúde pública. Os americanos usam cerca de um bilhão de litros de óleo de motor por ano , dos quais 350 milhões de entra no ambiente . Em termos mais simples , leva apenas um litro de óleo de motor despejado ilegalmente para contaminar 250.000 litros de água do solo. O despejo ilegal desses materiais, por sua vez, tem sido associada a maior poluição de praias, lagos e riachos.