A IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) lista o eletrodo padrão de hidrogênio como o eletrodo de referência universal , que é considerada como tendo um potencial de eletrodo padrão de zero, em condições normais em todas as temperaturas . A célula de eléctrodo padrão de hidrogénio está ligado a uma outra célula com um outro tipo de eléctrodo , a fim de medir o potencial de que outro eléctrodo . As células são ligadas por um fio de a que um voltímetro ( um instrumento para a medição em volts as diferenças de potencial entre os diferentes pontos de um circuito eléctrico ) também está ligado . A ponte salina entre as duas células completa o circuito . O eletrodo de hidrogênio padrão é conectado como o eletrodo esquerdo.
Detectar Eletrodo Potencial de um material testado
O eletrodo de hidrogênio padrão é considerada como tendo um potencial de zero, de modo que o potencial de eléctrodo padrão do material testado é considerado como sendo igual ao de toda a célula . Se for negativo , o eletrodo testado tem uma maior tendência a perder elétrons que o hidrogênio . Se for positivo , o eletrodo testado é menos pronto para perder elétrons que o hidrogênio , e de fato tem uma maior tendência a ganhar elétrons que o hidrogênio . Isso raramente é feito na prática, como o eletrodo de hidrogênio é difícil de usar.
Electrochemical Série
Os potenciais de eletrodo padrão de diferentes materiais podem ser comparados. Eles são colocados por ordem na série electroquímica , desde o mais negativo até ao mais positivo . Materiais que são muito negativo são bons agentes redutores , enquanto que os materiais mais positivos são bons agentes oxidantes . O sentido de uma reacção redox entre quaisquer dois materiais da série pode ser previsto através da comparação dos seus potenciais de eléctrodo padrão . O material mais negativo do par vai perder elétrons ( ser oxidadas ) enquanto o material mais positiva vai ganhar deles ( ser reduzida). A diferença deve ser superior a 0,3 V para uma reação a ocorrer em condições normais , no entanto.