A maioria dos efeitos de resíduos perigosos são de longo prazo , o que significa que eles desenvolvem ao longo do tempo . Muitas pessoas não vêem os efeitos colaterais de ser exposto a produtos químicos de imediato , porque eles são inconscientes que ainda tenha sido exposto . O cancro é um dos efeitos secundários a longo prazo . Pode-se argumentar que o câncer pode se desenvolver através de quaisquer meios , aparentemente sem nenhuma razão em tudo, e assim desenvolver o câncer através da exposição a resíduos perigosos têm de ser clinicamente comprovada . Normalmente, este tipo de câncer vem em uma forma rara , como um tumor que afeta apenas um órgão ou parte do corpo, e que normalmente afeta mais do que um punhado de pessoas que vivem na área de exposição.
Transtornos Mentais
Quando recebe resíduos perigosos no solo , ar e água , pode afetar plantas e animais. Desde que consumimos estes em nossa dieta , podemos inadvertidamente ingerir a resíduos perigosos , e ingestão prolongada desses produtos químicos pode levar a distúrbios mentais e nervosos. O sistema nervoso controla os nossos sentimentos e movimentos corporais . Dificultando esse sistema pode afetar a forma como nos movemos e reagir às coisas. Estes distúrbios do sistema nervoso pode ser grave e, em alguns casos , eles podem incluir a paralisia . Se um feto ou criança está exposta , os transtornos mentais resultantes podem incluir retardo e deformidade do cérebro.
Morte
O efeito mais grave da perigosos resíduos é a morte. Os resíduos perigosos é muitas vezes difícil de se livrar , mesmo se for colocado " corretamente", e muitas vezes as pessoas não percebem que eles foram expostos até que seja tarde demais . Um número recorde de mortes podem ocorrer em uma área exposta . Não há faixa etária para a morte de resíduos perigosos, embora as crianças e os idosos são muitas vezes os mais afectados uma vez que seus sistemas imunológicos não são tão fortes como uma adulta adulto. Em última análise, a causa da morte deve ser determinado por uma autópsia.