Usando inseticida pode ter graves repercussões sobre o meio ambiente, como Rachel Carson declarou em seu conhecido livro " Silent Spring ", publicado em 1962. Inseticidas , em particular DDT, inevitavelmente evaporar no ar e correr em vários corpos de água , espalhando sua toxicidade muito mais longe do que os campos e jardins são originalmente aplicada. Aves e outros animais podem ser prejudicados pela ingestão de inseticidas diretamente a partir de culturas ou indiretamente de outras mídias afetadas. Peixe pode estar em perigo de as qualidades tóxicas , bem como quando os produtos químicos atingir os lagos e riachos. Cada risco direto leva a outras consequências que ressoam em todo o ambiente , afetando maneira mais espécies do que você poderia imaginar inicialmente . Além disso, usando regularmente inseticidas , corremos o risco de aumentar a resistência nas futuras gerações de insetos , o que só vai agravar os problemas de insetos.
Perigos imediatos para a saúde
Quando inseticidas são pulverizados , é quase impossível evitar a inalação pelo menos algumas delas , bem como o risco de ingerir acidentalmente os produtos químicos e absorvê-los através de sua pele também são elevados. A asma e outras complicações respiratórias são bastante comuns , como resultado da inalação de produtos químicos . Pele e dos olhos irritações , incluindo prurido e ardor , também podem ocorrer. As crianças estão em maior risco de experimentar esses efeitos negativos por causa de seus sistemas imunológicos mais fracos e os seus hábitos de tocar tudo , jogando no chão, e muitas vezes colocando as mãos em suas bocas. Efeitos mais graves de ingestão ou inalação de grandes quantidades de inseticidas podem incluir convulsões, espasmos musculares ou comas , bem como náuseas , vômitos e diarréia.
Efeitos a longo prazo da saúde
Os produtos químicos encontrados em inseticidas foram encontrados para ser cancerígeno , estando ligado à ocorrência de leucemia , bem como cérebro , pulmão e outros cânceres. Eles também podem prejudicar as funções renais e hepáticas de outras maneiras. Além disso, inseticidas parecem ter efeitos negativos sobre a fertilidade e pode ser perigoso para as mulheres grávidas , aumentando o risco de natimortos e abortos. Estudos também têm demonstrado inseticidas e outros pesticidas para ser prejudicial para o funcionamento neurológico , correlacionado com o desenvolvimento da doença de Parkinson mais tarde na vida .