De acordo com o Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas , abuso de substâncias pode criar mudanças permanentes na biologia do cérebro , fazendo com que problemas de abuso potencialmente de longo prazo. Explicando estas alterações físicas é importante para um programa educacional sobre abuso de substâncias. Ele pode ajudar indivíduos dependentes e familiares afetados entender tanto a natureza do vício e da necessidade de vigilância a longo prazo.
Prevenção
As pessoas podem ficar viciadas em drogas ilegais , medicamentos e drogas legais como o álcool . Obviamente, a melhor forma de prevenção de drogas sociais é evitar tomá-los por completo. No entanto, medicamentos podem ser viciante , e levá-los pode não ser opcional. A educação pode ajudar as pessoas a tomar nota das mudanças físicas que podem indicar um problema de abuso de substâncias quando se toma medicamentos de prescrição . Por exemplo, se você notar um desejo sério de uma medicação para dor prescrito , mesmo quando a sua dor física recua, você deve prestar atenção . Educação abuso de substâncias ensina os indivíduos como para prevenir o vício.
Reconhecendo os sintomas
Outra parte importante da educação abuso de substâncias está ensinando as pessoas como reconhecer os sintomas de um problema de abuso de drogas. Pode ser difícil para as pessoas a admitir para si mesmos que eles têm desenvolvido uma dependência química séria. De acordo com a Clínica Mayo, alguns sintomas de um problema de dependência incluem aumento das ânsias para a droga , tentativas fracassadas de parar de tomar a droga , o uso frequente , a compra do medicamento , quando não podem pagar e um foco maior em encontrar tempo para tomar a drogas. Educação ajuda as pessoas a reconhecer os sintomas e os capacita a enfrentar e resolver problemas de dependência .
Relapse
De acordo com o Instituto Nacional de Abuso de Drogas , as pessoas que sofrem de problemas de abuso de substâncias têm taxas semelhantes de recaída tratamento que indivíduos que sofrem de outras doenças crônicas, como diabetes . A consciência da prevalência de recaída , como evitar a recaída , e como lidar e se recuperar em caso de uma recaída são partes essenciais do abuso de drogas e dependência química educação . Este tipo de educação se concentra em facilitar os melhores métodos para a abstinência a longo prazo da substância viciante.
Depressão
A depressão pode ser um fator importante para o abuso de substâncias , de modo é importante para qualquer programa educacional dependência química para incluir informações sobre depressão. A depressão pode ser um gatilho para o abuso de substância se o indivíduo originalmente começou a usar drogas para escapar realidades perturbadoras. A depressão também pode ser um fator na prevalência de recaídas , por causa de sentimentos desconfortáveis de derrota, assim como a diminuição da produção de dopamina , por vezes, causados pelo uso de drogas sério . De acordo com a Clínica Mayo , os sintomas de depressão podem incluir sentimentos de inutilidade , fadiga e agitação , juntamente com a incapacidade de se concentrar ou tomar decisões e pensamentos de morte e suicídio .