casa |  | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | saúde pública

Silicato de sódio Toxicidade

silicato de sódio , também conhecido pelo seu nome científico , metassilicato de sódio , é um produto químico com várias aplicações. Geralmente , este produto químico é usado como um ligante e para evitar a corrosão . Silicato de sódio também pode assumir diferentes formas . Normalmente, ele é mantido como um pó ou dissolvido no líquido . Toxicidade Classificação

silicato de sódio é uma substância corrosiva e exposição a que é prejudicial. Os efeitos tóxicos são hipotética e com base no tempo e concentração de exposição . De acordo com as Action Network (PAN) Pesticidas Pesticidas banco de dados , não se sabe se o silicato de sódio carrega potencial carcinogênese. Porque é corrosivo , é possível que sofrem de envenenamento do silicato de sódio . Portanto , se a exposição for crónica , pode ser considerado tóxico . Os efeitos variam consideravelmente com base na quantidade de um indivíduo está exposto. De acordo com o Programa Internacional de Segurança Química , "há análises toxicológicas não relevantes para este produto químico . "

Vias de exposição

Como traçados pelo Programa Internacional para Segurança Química, As vias de exposição pode ocorrer por ingestão, inalação e exposição da pele e dos olhos. A exposição ao silicato de sódio pode ocorrer através de contacto com a pele contacto com os ligantes fortes e cimentos . Vias de exposição também incluem o esôfago e pulmões. Isso ocorre através da inalação de silicato de sódio na sua forma em pó.
Toxicidade em animais

Dois estudos intitulado Higiene Industrial de Patty e Toxicologia por Clayton GD &Clayton FE , 1993 , testaram a toxicidade de silicato de sódio em animais . A toxicidade aguda primeiro testado de silicato de sódio em ratinhos . A segunda testou os efeitos da ingestão crônica em cães . Em camundongos , " Toxicidade oral aguda DL50 para ratos é de 1280 mg /kg como uma solução a 10 por cento. Isto produziu irritação cutânea moderada em ratos. " No estudo pré-formada em cães , " Os cães foram alimentados com silicato de sódio na dieta numa dose de 2,4 g /kg por dia durante quatro semanas ... polidipsia e poliúria foram observados ... foi observada danos túbulos renais. " polidipsia em cães significava que os danos nos rins era um resultado da exposição crônica ao silicato de sódio.

sintomas

em humanos , os sintomas de exposição de silicato de sódio são conhecidos casos de intoxicação aguda. Esses sintomas se manifestam em queimaduras e dor no ponto de exposição . Se inalado, silicato de sódio pode queimar o forro garganta. Pele exposição resulta em queimaduras . Toxicidade em quantidades diminutas , com base nos resultados de experiências em cães , pode resultar na sede semelhante e secura da garganta em humanos . Não há experimentos em minutos ingerido exposição foram realizados em seres humanos.
Toxicidade potencial em profissões

De acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA , silicato de sódio é utilizado no tratamento de águas residuais . É também usado como " selantes , ligantes, desfloculantes , emulsionantes e tampões . " Profissões envolvidas com tubagens e na prevenção da corrosão , também pode vir a exposição com o silicato de sódio . O silicato de sódio também é utilizado como um insecticida e fungicida . Profissões que entram em contato ou fazem uso dessas substâncias também podem entrar em contato com silicato de sódio. Os indivíduos nestas profissões devem tomar precauções para não inalar ou ingerir silicato de sódio.