Clorofila a aparecer na cor verde . Ele absorve a luz azul e vermelha e reflete a luz verde. É o mais abundante tipo de pigmento nas folhas e, portanto, o tipo mais importante de pigmento em cloroplastos . Em um nível molecular que tem um anel de porfirina que absorve a energia da luz .
Clorofila b
clorofila b é menos abundante do que a clorofila a , mas tem capacidade de absorver um comprimento de onda mais ampla de energia luminosa.
clorofila c
clorofila c não é encontrada em plantas, mas é encontrado em alguns microorganismos capazes de realizar fotossíntese.
carotenóides e Phycobillin
pigmentos carotenóides encontram-se em muitos organismos fotossintéticos , bem como em plantas . Eles absorvem a luz entre 460 e 550 nm e, portanto, aparecem laranja , vermelho e amarelo. Phycobillin , um pigmento solúvel em água , é encontrado em cloroplastos .
Mecanismo de transferências de energia
A importância do pigmento na fotossíntese é que ele ajuda a absorver a energia da luz . Os electrões livres a nível molecular na estrutura química destes pigmentos fotossintéticos giram em certos níveis de energia . Quando a energia da luz ( fótons de luz ) recai sobre estes pigmentos , os elétrons absorvem essa energia e saltar para o próximo nível de energia. Eles não podem continuar a ficar nesse nível de energia, uma vez que não é o estado de estabilidade para esses elétrons , então eles devem se dissipar essa energia e voltar a seu nível de energia estável. Durante a fotossíntese estes elétrons de alta energia transferem a sua energia a outras moléculas , ou estes próprios elétrons são transferidos para outras moléculas. Assim, eles liberam a energia que tinha capturado da luz. Esta energia é então usada por outras moléculas para formar o açúcar e outros nutrientes , utilizando dióxido de carbono e água.
Fatos
em uma situação ideal os pigmentos devem ser capazes de absorver a energia da luz de todo o comprimento de onda , de modo a que o máximo de energia pode ser absorvida . Para isso, eles devem aparecer preto, mas clorofilas são realmente verde ou marrom na cor e absorvem comprimentos de onda de luz no espectro visível . Se o pigmento começa a absorver comprimentos de onda fora do espectro de luz visível , como raios ultravioletas ou infravermelhos , os elétrons livres podem ganhar tanta energia que eles vão quer começar batido fora de sua órbita ou em breve poderá dissipar a energia em forma de calor , prejudicando assim as moléculas de pigmentos . Por isso, é a energia de comprimento de onda visível capacidade de absorção de pigmento que é importante para a fotossíntese ocorra.