normalmente armazenados em baixas pressões , os propulsores são os gases responsáveis pela pulverização hairspray de uma vasilha . No passado , foram utilizados gases de clorofluorocarboneto (CFC) , mas estes efeitos foram encontrados para contribuir para a diminuição da camada de ozono na atmosfera . Porque hidrocarbonetos --- propano, butano e methylpropane --- não contêm cloro ou bromo camada de ozônio , eles são usados como substitutos do CFC. Para conseguir uma quantidade específica de pressão em uma vasilha , misturas de propano e butano são usados. De acordo com Cosmeticsinfo.org , o butano propulsor comum 40 constitui uma mistura de propano e butano , com uma pressão de vapor de 40 libras por polegada quadrada . Propulsores
Poluente
Hidrocarbonetos como o gás propano e butano foram amplamente utilizados até a década de 1980; no entanto , os cientistas descobriram que os hidrocarbonetos contribuem para a poluição do ar. Califórnia e outros estados promulgaram legislação que limita a quantidade destes gases em hairsprays e outras aplicações , bem como a utilização de propulsores de propano diminuiu .
Derivative
1987 , um acordo internacional conhecido como Protocolo de Montreal gradualmente eliminado o uso de CFCs , o que levou à adoção de substitutos de longo prazo , tais como os hidrofluorcarbonos (HFC) . De acordo com o Science Daily , hidrofluorcarbonos , um derivado de hidrocarbonetos pai, foi encontrado para ser um agente de aquecimento altamente potente a partir de 2009 . Em comparação com o CO2, HFCs atualmente representam menos de um por cento para a mudança climática . Até o ano de 2050 , no entanto , os cientistas esperam que a contribuição relativa à mudança climática por HFCs aumentar para sete a 12 por cento .
Segurança
De acordo com a Food and Drug Administration (FDA) , propano, butano e isobutano foi listado em substâncias alimentares diretos como " geralmente reconhecido como seguro " ( GRAS) . Além disso , o Painel de Especialistas Cosmetic Ingredient Review (CIR ) considerou estes hidrocarbonetos como seguro para cosméticos sob as melhores práticas em relação ao uso e concentração.
Toxicidade
Porque propano, butano e isobutano são principalmente usados como propelentes , o CIR tem sido mais preocupado com a inalação contra a toxicidade dérmica . Vários testes foram realizados sobre o impacto anestésico destes hidrocarbonetos . Tipicamente , a exposição a agentes propulsores propano é geralmente breve ( não mais de 10 segundos ) e a um nível baixo . Portanto, esses estudos não são acreditados para ser relevantes para a sua utilização em produtos para o cabelo pessoal , relata Cosmeticsinfo.org .