celular começa com a glicólise , em que uma molécula de glicose é dividida no citoplasma da célula . Os passos mais importantes na respiração celular , no entanto, ocorrem nas mitocôndrias , as usinas de energia da célula , onde os elétrons passam ao longo de uma série de proteínas incorporado à membrana chamada cadeia de transporte de elétrons. Cada proteína utiliza parte da energia a partir desta transferência para bombear os iões de hidrogénio para o espaço entre as membranas interna e externa da mitocôndria . Ao concentrar os íons de hidrogênio neste espaço , o mitchondrion cria um gradiente que pode usar para fazer ATP , como o bombeamento de água para cima para que ele possa acionar uma turbina . A ATP é então disponibilizado para outros processos na célula de energia.
Papel do Oxigênio
No final da cadeia de transporte de elétrons na mitocôndria , os elétrons são doados ao oxigênio (O2) , que combina com íons de hidrogênio para formar água . Sem as moléculas de O2 para aceitar os elétrons , a cadeia de transporte de elétrons não poderia funcionar .
Fermentação
Cellular respiração geralmente se refere a respiração aeróbica , onde as células utilizar o processo descrito acima para fazer ATP . Se o oxigênio não estiver disponível, no entanto, nossas células ainda pode fazer uma quantidade limitada de ATP através da fermentação do ácido láctico. Neste processo , a célula utiliza a glicólise para quebrar glucose ( tal como em respiração aeróbica ) e doa electrões a uma molécula de açúcar chamado piruvato , que se forma quando a glicose é discriminado . Essa reação resulta em um subproduto chamado ácido láctico.
Fermentação vs aeróbico Respiração
aeróbicos rendimentos respiração muito mais ATP de fermentação láctica . Na fermentação , o piruvato aceita elétrons da glicólise; na respiração aeróbia , por outro lado , o piruvato é dividido ainda mais para tornar mais ATP nas mitocôndrias . Como resultado, a respiração aeróbica pode gerar até 19 vezes mais ATP por molécula de glicose do que a fermentação do ácido láctico.
Por oxigênio é importante
oxigênio é importante porque torna possível a respiração aeróbica através da aceitação de electrões da cadeia de transporte nas mitocôndrias . Às vezes, o oxigênio não está disponível em algumas de suas células musculares (normalmente durante o exercício pesado ); em momentos como estes , as células musculares será revertida temporariamente a fermentação do ácido láctico , que produz muito menos energia .