Tuberculose tem sido em torno de séculos , com a evidência da doença remonta tão cedo quanto 7000 aC. A tuberculose era comumente referido como " consumo ", já que a doença parecia consumir os indivíduos infectados . Alguns outros nomes foram peste branca , doença desperdiçando , tísica , e doença de Pott , junto com vários outros nomes ao longo dos anos .
Esta doença parece ter re- emergiu nos Estados Unidos , com mais de 18.000 pessoas que tenham ativo TB em 1998. Além disso , as cepas de tuberculose têm evoluído ao longo dos anos e parecem ser resistentes a alguns dos antibióticos utilizados para o tratamento , que geralmente pode curar a doença se tomado de forma adequada.
Transmissão
Teste para evitar a propagação .
Dr. Robert Koch descobriu em 1884 que a bactéria da tuberculose pode ser transmitida através do ar, e que o escarro foi o principal meio de transporte esta bactéria . A tuberculose é geralmente transmitida de pessoa para pessoa , quando um paciente com tuberculose ativa ou tosse, espirra , ri, canta ou fala . Uma pessoa inala então as bactérias que são expelidas à força a partir dos pulmões de um doente com TB activa . No entanto , a exposição não significa necessariamente que você vai se tornar infectado com tuberculose. Diferente da maioria das bactérias , tuberculose tende a crescer muito lentamente.
Viabilidade de Tuberculose Gotas
Principalmente uma doença transmitida pelo ar , a tuberculose pode sobreviver por longos períodos de tempo em o ar e em diversas áreas de superfície . Verificou-se que 28 por cento das bactérias da tuberculose permanece vivo em um quarto depois de nove horas. A tuberculose pode viver até 45 dias na roupa, 70 dias em carpete, 90 a 120 dias em pó, cerca de 105 dias em um livro de papel , e cerca de seis a oito meses no escarro . Três coisas que ajudar a matar a bactéria da tuberculose : a luz ultravioleta , o volume de ar em uma sala e recirculação do ar através de um filtro HEPA
latente TB e TB ativa
. TB latente , também conhecido como TB inativa ou infecção TB , é quando uma pessoa foi exposta a um doente com TB ativa e inalado a bactéria , mas a bactéria permanece inativo . Infecção TB não é contagiosa. No entanto , cerca de 10 por cento dos indivíduos com infecção TB , mais tarde, tornar-se um paciente com tuberculose ativa. Tuberculose ativa , no entanto, é contagiosa e pode se espalhar para outros indivíduos. Geralmente , isso ocorre através da exposição ao longo de um período prolongado de tempo . TB ativa também pode se espalhar para outras partes do corpo através da corrente sanguínea .
Sintomas e fatores de risco
Se você tiver sido exposto a um paciente com tuberculose ativa ou uma área que está contaminado, você deve procurar tratamento imediatamente. Os sintomas não aparecem a menos que um paciente tem tuberculose activa . Fadiga, tosse com sangue , febre, perda de peso inexplicada , tosse que dura três ou mais semanas, perda de apetite e dores no peito ou com a respiração ou tosse são sintomas de tuberculose ativa .
Algumas pessoas estão em um maior risco de contrair tuberculose. Um sistema imunológico fraco, contacto próximo com um paciente com TB ativa e áreas com pouca ventilação aumentam o risco de adoecer com tuberculose. Além disso , etnia, idade , abuso de drogas , vivendo em um campo de refugiados ou abrigos , o trabalho de cuidados de saúde , a falta de cuidados médicos e viagens internacionais também aumentam o risco de sofrer tuberculose.
Prevenção
a melhor maneira de prevenir a tuberculose é comer saudável , fazer exercícios regularmente e descansar bastante . Obter testados regularmente , e se o teste mostra -se positivo , siga as instruções do médico completo, incluindo a conclusão de todas a medicação. Além disso, se você tem tuberculose ativa , cobrir a boca quando tossir , espirrar ou rir. Vestindo uma máscara durante este tempo é muito útil. Além disso, certifique -se de que a sua sala de estar tem uma ventilação adequada , ficar em casa e dormir em um quarto sozinho.