De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a promoção da saúde tenta capacitar indivíduos e comunidades para ter mais controle sobre - e , assim, melhorar - a sua saúde. A saúde é afetada pela genética e comportamentos individuais, bem como os determinantes sociais da saúde, tais como nível de renda , educação e do ambiente social e físico. Como resultado , os esforços de promoção da saúde devem ter um conjunto diversificado de factores em conta , uma vez que é difícil determinar com precisão a influência que qualquer um fator tem sobre a saúde.
Prevenção de Doenças
programas de prevenção de doenças
tentar reduzir a incidência ea gravidade de doenças ou doenças específicas. Esses programas tentam ajudar as populações em risco reduzir ou eliminar os riscos. Outros programas de prevenção de doenças dependem de rastreio e detecção precoce de doenças e distúrbios como o câncer de mama ou de diabetes. Para muitas doenças , detecção e tratamento precoce são essenciais para alcançar um resultado positivo.
Objetivo e Tipos de Estudos
qualitativos , quantitativos e misto método estudos podem ser realizados para avaliar a eficácia com um programa é gerido e executado , a qualidade do programa, e se o programa atingiu a população-alvo. Estudos pode avaliar o efeito de um determinado programa ou intervenção da população alvo , a curto prazo . Os estudos de impacto tentar identificar mudanças no conhecimento saúde, comportamento , meio ambiente e fatores de risco. As avaliações de resultados olhar para os resultados a longo prazo associados a um programa ou intervenção , a fim de determinar se foram alcançados os objetivos.
Benefícios
Conhecimento e responsabilidade são dois benefícios de estudos de promoção da saúde e prevenção de doenças. Os estudos podem conduzir a análise de custo-benefício , determinar a eficácia dos programas , identificar eventuais fatores de confusão ou contribuintes, estabelecer as melhores práticas , e torná-lo possível para os outros para replicar intervenções bem sucedidas . A informação que vem a partir desses estudos é benéfico para os pesquisadores de saúde pública , profissionais e outras partes interessadas , incluindo as agências de financiamento , parceiros da comunidade e do público. Agências de fomento beneficiar do conhecimento de que seu dinheiro está sendo usado de forma adequada. Os benefícios públicos a partir do desenvolvimento de programas eficazes , baseadas em evidências . Trabalhadores da saúde pública beneficiar da identificação das melhores práticas e do conhecimento de que os seus esforços não são em vão .