Metil parabeno é usado para controlar o crescimento de fungos em produtos farmacêuticos, bem como cosméticos e alguns alimentos . Estudos têm mostrado que é não-tóxico, e , em 1974, uma comissão mista de Organização de Alimentos e Agricultura da ONU (FAO) e da Organização Mundial da Saúde (OMS ) recomenda uma ingestão diária aceitável de até 10 mg por cada quilograma de peso corporal. No entanto , um estudo publicado em 2008 pela Universidade Meijo no Japão mostraram que, quando a pele tratada com produtos contendo metil parabeno foi exposto a luz ultravioleta foi danificado , como foi o ADN .
Etil parabeno é semelhante ao metilparabeno e é utilizado em muito da mesma maneira . De acordo com a Skin Deep Segurança Cosméticos banco de dados do Environmental Working Group, o paraben ingrediente etílico (em oposição a todos os produtos que o contenham ) poderia estar ligado ao câncer, problemas reprodutivos , alergias e outros problemas de saúde .
Propilparabeno
Propilparabeno ocorre naturalmente em alguns insectos e plantas , mas o produto químico utilizado como um conservante em produtos farmacêuticos é sintético . É utilizado principalmente em produtos à base de água por causa da sua solubilidade . Em um estudo publicado em 2002 pelo Laboratório de Saúde Pública Metropolitana Research Tóquio, propilparabeno foi mostrada para afetar adversamente o sistema reprodutivo masculino .
Butilparabeno
Parabens são utilizados como biocidas em produtos farmacêuticos .
butila paraben combate mofo, fungos e bactérias em produtos farmacêuticos, cosméticos , alimentos e outros produtos. Tem sido demonstrado ser não - tóxico quando usado como 0,05 por cento de uma solução , mas se uma solução mais forte for usado, ele pode irritar a pele . O estudo Tóquio citado na seção anterior mostrou que a exposição ao butil parabenos também afeta negativamente o sistema reprodutor masculino , bem como a produção de testosterona , o principal hormônio sexual masculino .