ebulição para matar microorganismos em água é eficaz se for feito corretamente . Na primeira bolha , a maioria das bactérias e protozoários são mortas , mas , a fim de matar todas as bactérias , a água tem de ser cozido durante pelo menos três minutos após a primeira bolha . Os poluentes químicos não são eliminados com fervura. Porque fervente pode deixar um gosto rançoso e água fervida não pode ser imediatamente utilizado (deve arrefecer primeiro ) , não é a forma mais eficiente para purificar a água .
Iodo
A quantidade de iodo necessária depende do nível de contaminação .
Iodo efetivamente mata vírus, bactérias e protozoários que podem estar vivendo na água, mas ele deixa para trás um gosto que é desfavorável para a maioria. A quantidade de iodo necessária para purificar aumenta quando mais sujidade e detritos está presente na água . A temperatura desempenha um papel na quantidade de tempo necessário para permitir a purificação adequada . Quanto mais fria a água , mais tempo vai demorar. As mulheres grávidas e as pessoas com problemas de tiróide não deve beber a água que foi tratada com iodo.
Cloro Bleach
Cloro deve conter 5,25 por cento de cloridrato de sódio. água
cloração faz a água ficar claro , forçando a sujeira e detritos para se depositam no fundo do recipiente. A Cruz Vermelha Americana recomenda a utilização de um alvejante que contém cloridrato de sódio a 5,25 por cento. Adicionar 16 gotas de água sanitária por litro de água , misture e deixe descansar por 30 minutos para purificar água corretamente . Como o cloro é venenosa, usando em excesso pode causar doenças e até mesmo a morte.