O Instituto Nacional do Câncer (NCI ) avaliaram doze estudos realizados entre 1977 e 2006 para determinar se a tintura de cabelo aumenta o risco de uma pessoa de câncer de bexiga. O NCI não encontraram nenhuma ligação . No entanto , os pesquisadores não tenham abandonado a idéia de que existe uma conexão , e estudos têm sido publicados desde 2006 que apontam para uma correlação. Por exemplo, um artigo publicado no " International Journal of Epidemiology ", em 2009 afirma que os cabeleireiros têm um maior risco de bexiga , pulmão e câncer de laringe , devido às substâncias cancerígenas na tintura de cabelo e outros produtos de salão de beleza .
Como medida em que os consumidores estão em causa, a American Cancer Society e cancer Research UK ambos concordam que a pesquisa atual é incrivelmente inconsistente por isso não é possível dizer se uma ligação entre o câncer de bexiga e tintura de cabelo realmente existe . No entanto , uma vez que ambos os sites oferecem uma lista de medidas de precaução para os consumidores.
Complicações na Gravidez
mães -de-ser vai achar que o conselho dado pelo American College of Obstetrícia e Ginecologia (ACOG) sobre tintura de cabelo é vaga. A postura assumida pelo ACOG é que usar corantes químicos durante a gravidez é provavelmente seguro . Estudos não o suficiente sobre o assunto de tintura de cabelo e complicações na gravidez ter sido feito para chegar a uma resposta conclusiva em relação à segurança . Marjorie Greenfield , MD, afirma que alguns médicos preferem errar do lado da cautela , permitindo apenas a tintura de cabelo após o primeiro trimestre está completa. Outros médicos podem ser mais rigorosos e proibir o uso de tintura de cabelo até que o bebê nasce.
Reacções alérgicas
De acordo com um artigo publicado no "Diário mail " , países como a Alemanha , França e Suécia já proibiram o agente químico para-fenilenodiamina em tintura de cabelo , porque foi associado com um fluxo de reações alérgicas. No entanto , a União Europeia e os Estados Unidos, tanto permitir que esta substância a ser incluída nas tinturas de cabelo. Andrew Weil , MD, adverte que a inclusão de para-fenilenodiamina pode causar reações como erupções cutâneas desagradáveis ao redor dos olhos e ouvidos , bem como perigoso inchaço facial. Em um caso extremo relatado pela BBC News, uma mulher de 38 anos morreu depois de ter uma reação anafilática a tintura de cabelo .