Um método industrial comum para esterilizar agulhas e outros equipamentos médicos é a vácuo , embalá-los e expô-los à radiação. O vácuo proporciona uma barreira física para a recontaminação . Como esse processo pode causar danos materiais , normalmente é apropriado apenas para a esterilização inicial de equipamentos médicos.
Calor
O método mais comum de esterilização é expor agulhas hipodérmicas ou outro equipamento cirúrgico para aquecer . O calor seco é usado ocasionalmente , mas isso pode ser um processo demorado e apenas marginalmente eficaz. Calor úmido fornece resultados mais rápidos e mais consistentes.
Esterilização por calor úmido é mais freqüentemente realizado em um equipamento chamado autoclave , que utiliza vapor pressurizado para alcançar a esterilização. De acordo com o Dr. R. Skilton da Bristol Royal Infirmary, autoclave é o método mais prático para a esterilização de agulhas.
Chemical Esterilização
Expor agulhas para esterilização produtos químicos é uma outra maneira de matar células bacterianas e fúngicas . Isto é conhecido como a esterilização química . Óxido Ethelyne é , um gás tóxico, incolor e o agente químico de esterilização mais utilizada . Este método tem a vantagem de ser eficaz contra todos os microrganismos e transportar qualquer risco de danificar a agulha , mas pode demorar até um dia para completar e também é relativamente caro . O formaldeído , glutaraldeído e ácido peracético são outros agentes esterilizantes comuns.