A FDA revisou uma série de documentação de pesquisa em ácido tânico em 1977. Embora declarou nas suas conclusões que não há nenhuma evidência de perigo claro e presente para a saúde pública de ácido tânico de grau alimentício , administrados em quantidades inferiores a 100 ppm ( partes por milhão ) , a agência também afirmou a necessidade de mais testes, com base em vários resultados conflitantes obtidos em testes com animais de laboratório.
Quando ácido tânico foi administrado em doses de 0,5 , 1,0 e 2,0 gramas por quilograma de massa , lesões e ulcerações abdominais corpo foram relatados em animais de teste . Neste teste, o ácido tânico foi administrado directamente no estômago através de um tubo abdominal . Além disso , o ácido tânico é conhecido por causar ulcerações da boca, esôfago e do trato gastrointestinal, quando consumido em grandes quantidades pelo gado permitidos para pastar em áreas onde as bolotas são predominantes .
Insuficiência Hepática
Buis e Hartman realizados testes em ratos de laboratório para determinar os efeitos do ácido tânico sobre o fígado .
Segundo Medscape Hoje , as primeiras preocupações sobre os efeitos do ácido tânico sobre o fígado surgiu tão cedo quanto 1938. Médicos Wilson, Macgregor e Stewart observou que, " o exame post -mortem em uma série de 33 severamente queimados, casos fatais revelou uma degeneração característica e necrose das células hepáticas , o qual foi muito mais intensa do que a observada em outros órgãos " . Mais tarde, eles ligados estes resultados para tratamento de queimaduras , fornecido na forma de terapia ácido tânico .
Em 1942 preocupações entre os profissionais escalados , e uma ampla gama de experimentos foram realizados , em assuntos humanos e animais. As primeiras pesquisas relatou " danos no fígado de pacientes com queimaduras que tinham alguma forma de terapia ácido tânico . " Pesquisas posteriores por Buis e Hartman confirmaram esses achados .
Efeitos Tóxicos
envenenamento Oak em bovinos é causada pelos altos níveis de ácido tânico encontrados em bolotas no outono. envenenamento
Oak em bovinos , o que leva à doença grave e muitas vezes a morte, está diretamente relacionada com o consumo de ácido tânico por criação de gado no outono. Os primeiros sintomas de envenenamento por carvalho incluem constipação e diminuição do apetite . Isto pode ser seguido por diarréia aquosa , diarreia sanguinolenta , dificuldade para urinar e defecar , edema (inchaço ) e, finalmente, a morte.
Defeitos congénitos
WebMD aconselha mulheres grávidas contra a tomada de medicamentos orais ou uso de medicações tópicas contendo ácido tânico . Consumo
de ácido tânico em grandes quantidades por vacas prenhes pode resultar em defeitos de nascimento. WebMD desaconselha a tomar medicamentos orais ou usando cremes e géis contendo ácido tânico , se você está grávida.