casa |  | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | saúde pública

Desvantagens de doação de sangue e Plasma

sangue e plasma Banking depende da iniciativa dos doadores e voluntários e atua como um fator crítico para a saúde pública e segurança. Emergências de acidentes , operações de transplantes, cirurgia de grande porte e doenças do sangue , como a hemofilia colocar uma alta demanda na manutenção do fornecimento em todos os tipos sanguíneos. Dada a importância da doação de sangue, o profundo sentimento de satisfação que vem com ser um doador de sangue e plasma supera de longe os riscos raras e desconforto associados ao processo . Dito isto, o procedimento acarreta algumas desvantagens específicas. Eles não deve impedir você de doar , mas você deve considerá-las cuidadosamente antes. A diferença entre o sangue eo plasma
Vermelho e glóbulos brancos, plasma e plaquetas são todos os recursos médicos críticos

sangue total contém células vermelhas do sangue ( transportadores de oxigênio ), glóbulos brancos (construtores de imunidade ), plaquetas ( agente de coagulação ) e plasma ( líquido amarelado claro que compõe mais da metade do volume total de sangue no corpo ) . O sangue serve como a transportadora para as células , juntamente com as proteínas que combatem a infecção . O pessoal médico coletar sangue e plasma são coletados. O sangue é removido através de uma agulha inserida na veia . No caso de plasma , o sangue é removido do mesmo modo e o plasma é separado , num processo conhecido como plasmaferese . Uma vez que o plasma é removido , as restantes partes do sangue ( células do sangue , as plaquetas , etc ) voltar para o doador , juntamente com alguns soro fisiológico para evitar a desidratação.
Reações locais

plasma e dadores de sangue total deve se preparar para uma leve dor quando a enfermeira coloca a agulha em seu braço. A agulha permanece no mais tempo para dadores de plasma diretos , enquanto se espera para os atendentes para remover o plasma e retornar o sangue restante para eles. A maioria das reações adversas locais surgem complicações com a obtenção da agulha na veia direita. Hematomas ( nódoas negras ) podem resultar de punção da veia incorreta , causando um pouco de dor e inchaço adicional . A grande maioria destes incidentes não requerem tratamento.
Outras reações adversas

reações gerais para além de proximidade hematomas podem ocorrer. As causas variam, desencadeada pela reação de dor à agulha , o doador de ver seu próprio sangue , a visão de outro doador em perigo ou estresse geral trazida pelo doador para o procedimento. Reações potenciais incluem palidez , sudorese, dores de estômago , náuseas, hipotensão arterial e freqüência cardíaca reduzida. Casos extremos, pode resultar numa perda de consciência . Tais reacções físicas são extremamente raros . No estudo estatístico efeitos adversos durante a doação voluntária de sangue e /ou componentes do sangue , os autores Antonio Crocco e Domenico D' Elia observou que apenas 1,2 por cento dos doadores em seu estudo sofreu qualquer tipo de reação em tudo, e entre esses, apenas 1,08 por cento tinha reações leves e apenas 0,2 por cento tinham doenças mais graves ( vômitos, perda de consciência, etc.)
a perda de cálcio
Um copo de suco geralmente vem no final do sangue processo de doação .

A sensação de frio , alfinetes e agulhas , e formigamento ao redor dos lábios e dedos dos doadores indicam uma redução que resulta em íons de cálcio concentrados no sangue , o que o procedimento de plasma pode agravar quando envolve o uso de um anti- coagulante. Casos extremos de tremores, convulsões ou arritmias ocorrem muito raramente , ea grande maioria dos sintomas são temporários e de menor importância. Um copo de suco de laranja e um cookie, eo doador geralmente pode sair pela porta.
Tempo

O compromisso de tempo constitui , talvez, a maior desvantagem para doação de sangue . Doadores de primeira viagem pode esperar um 2-3 visita hora; embora visitas subseqüentes devem tomar metade do tempo. Todos os doadores de sangue precisa passar por uma triagem e um cheque histórico de saúde para garantir a segurança do procedimento ( tanto para o dador eo receptor ) . Todos os dadores de plasma em os EUA também devem participar de um físico de pré- doação e testar a presença de vírus transmissíveis, os níveis de proteína plasmática e os níveis de hemoglobina.