O Instituto Nacional de Saúde e Segurança Ocupacional (NIOSH ) Método 7402 utiliza um microscópio eletrônico de transmissão (TEM) para analisar amostras de ar para amianto.
Método 7402 usa um aparelho de filtro que retira o ar através de um filtro . O equipamento utiliza 25 cassetes mm de diâmetro e 0,45-1,2 filtros de tamanho dos poros micrômetro para coletar as fibras. O filtro tem este pequeno tamanho de poros para permitir que o ar através mas para capturar fibras . A taxa de amostragem é 0,5 a 16 litros por minuto , então 100-1300 fibras podem ser capturados por mm cúbico de espaço filtro.
Áreas circulares de três dos quatro quartos do filtro são cortadas e montadas em um deslizar. A lâmina é colocada numa placa de Petri que contém vários filtros embebidos em acetona e deixado em repouso , coberto , durante 2-4 minutos. A lâmina é , em seguida, secou-se utilizando um evaporador , e substituído em um ambiente rico em acetona . O microscópio electrónico de transmissão é, então, utilizada para obter os padrões de difracção de raios X e dispersão de energia (aparências distintivas das fibras sob a MET ) e os padrões são comparados com os padrões conhecidos de amianto . O filtro é então contado para fibras visíveis .
Método NIOSH 7400
NIOSH Método 7400 usa as mesmas condições de amostragem como Método 7402 . Após a amostragem , uma fatia de cerca de 25 por cento do filtro é cortado e montado sobre uma lâmina e 250 microlitros de acetona é gotejado . Cerca de 3 microlitros de triacetin é pingada sobre eo coverslide montado. Um microscópio de contraste de fase é, então, usado para contar as fibras que são mais de 5 micrômetros no filtro .
EPA Modificado Yamate Método
A Agência de Proteção Ambiental usa o método Yamate Modificado para coletar amostras de ar de amianto . Este método utiliza a mesma idéia coleção geral, como os métodos NIOSH mas especificou volumes de coleta . Estes são um mínimo de 560 litros de ar e um máximo de 3800 litros . O mesmo filtro 25 micrômetro é usado , eo procedimento também utiliza microscópios eletrônicos de transmissão para analisar o filtro.
Método EPA Superfund
O Método Superfund também usa TEM e uma filtro de 25 micrômetros , mas recomenda um volume de amostra de 15 mil litros de ar , quando necessário. Em locais como áreas urbanas , o volume de amostra pode ser de 5.000 litros ou menos, e nas áreas rurais, a amostra pode ser de 10.000 litros ou menos, como filtros podem ser sobrecarregados com fibras se muito volume é passado através do filtro.