relógios mais antigos com numerais luminescentes foram feitas com tintas com rádio- 226 ou de estrôncio -90 . Estes são os radionuclídeos mais perigosos. Um radionuclídeo é feita pelo homem ou natural, elemento que emite radiação sob a forma de partículas alfa ou beta , ou raios gama . Um contador Geiger é necessário para testar um relógio para o rádio ou estrôncio. Como alternativa, apanhe o seu relógio a um escritório de radiação de segurança para o teste.
Plástico Relógios
Em 1994, um artigo na revista médica britânica " The Lancet " levantou temores sobre toxicidade trítio , desde relógios de plástico. Na época, a Swatch foi a única empresa conhecida utilizando o trítio em relógios de plástico. A pesquisa médica demonstrou que o trítio foi absorvido através do contato da pele com a parte traseira do relógio. Swatch parou de usar trítio em 1993, e pesquisas posteriores mostraram que os níveis absorvidos são significativamente menos do que através da exposição ambiental natural de trítio.
Considerações
Smith &Wesson e Luminox são as principais marcas de relógios que usam trítio. O trítio é selada em frascos de água e resistentes ao óleo e hermeticamente fechados contendo uma quantidade da substância minutos . De acordo com o Radiation Information Network , as quantidades são totalmente seguros e não podem penetrar na pele , mesmo se o frasco é quebrado.