Propylparaben , juntamente com os outros parabenos, é classificado como sendo " estrogênica . " Este termo significa que as funções de propilparabeno semelhante ao estrogênio , que é o hormônio sexual feminino . Como resultado, propilparabeno pode arriscar enganar o corpo em pensar que é realmente estrogênio. A acumulação excessiva de estrogénio pode levar a possíveis efeitos colaterais , tais como ganho de peso e retenção de fluidos . Outra possibilidade é a interrupção do sistema hormonal , em geral , o que poderia afetar negativamente a fertilidade e as mulheres grávidas com o desenvolvimento de fetos masculinos no interior do corpo.
Reacções alérgicas
Desde propilparabeno é usado topicamente em produtos de beleza , acredita-se também muitas vezes para levar a possíveis reações alérgicas na pele , especialmente para os indivíduos que têm a pele muito sensível . Propylparaben também tem sido associada a dermatite, que é uma doença inflamação da pele que se caracteriza por erupções e avermelhada , coceira e inchaço da pele .
Produtos comuns
de acordo com os EUA Food and Drug Administration (FDA) , alguns produtos comuns que contêm propilparabeno incluem produtos para maquiagem, produtos para o cabelo (como xampu, condicionador e hairspray ) , hidratantes , loções e maquiagem (como base, pó , delineador e rímel ) . No entanto , a maioria das principais marcas de desodorante antitranspirante e não use propilparabeno para a fabricação de seus produtos. A FDA afirma que em 1984, o Cosmetic Ingredient Review considerado propilparabeno seguro para uso em todos os produtos de higiene pessoal em níveis de um máximo de 25 por cento. Em geral, propilparabeno é usado em níveis que vão desde 0,01 até 0,3 por cento.