casa |  | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | saúde pública

As fases de pandemia em Gestão de Desastres

planejamento de gestão de desastres ajuda a se preparar com antecedência para o inesperado. Entre as medidas tomadas nos últimos anos para mitigar os efeitos de desastres tem sido a criação de um plano de preparação de gripe global , que inclui uma lista de seis fases de uma pandemia da Organização Mundial da Saúde . Nenhuma infecção em humanos

Na primeira fase , os seres humanos ainda não foram afetados por um vírus da gripe , embora possa ter aparecido em animais. Há pouca ou nenhuma ameaça para os seres humanos , nesta fase , embora o vírus é observado de perto . Na segunda fase , os seres humanos ainda não foi infectado , mas a ameaça para as pessoas tem aumentado, como os animais são portadores de um vírus que pode se espalhar para os seres humanos e causar doença .
Em alerta

no momento em fase três foi alcançado, os seres humanos têm sido infectado , o vírus , no entanto, não está se espalhando de pessoa para pessoa , no entanto, esperar talvez quando alguém com o vírus está em estreita proximidade com alguém que estava não infectados anteriormente . Por fase quatro, o vírus está se espalhando em pequenos grupos, e sobre uma área limitada; mas a infecção ainda não é galopante. Na fase cinco, grupos maiores de pessoas estão infectadas , e enquanto o vírus ainda está espalhada por uma área limitada , a ameaça de uma pandemia de full-blown aumentou drasticamente; Além disso , os surtos deve ter ocorrido em dois ou mais países em uma região da OMS . As diferenças entre as fases de três a cinco são sutis , às vezes, com a determinação da gravidade determinada por fatores como o quão doente o vírus é fazer as pessoas o quão rápido ele está se espalhando , e localização geográfica.

Pandemic

seis Fase é o mesmo que fase cinco, só agora , o vírus saltou para pelo menos uma outra região da OMS . Neste estágio , o vírus é considerado uma pandemia.
Pós-pandémico

Além das seis fases de pandemia , a OMS também identifica duas fases de pós- pandemia , no primeiro , as infecções caíram abaixo dos níveis de pico. No segundo , os níveis do vírus ter retornado de volta ao que é considerado típico da época , na maioria dos países onde os surtos ocorreram.