O modo mais comum de transmissão do vírus HIV é a transferência de secreções corporais através do contato sexual. Uma maneira muito eficaz de prevenir a transmissão do HIV e AIDS infecção subseqüente possível é através do uso de preservativos durante a atividade sexual. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças informa que o uso correto e consistente de preservativos de látex é uma forte estratégia de prevenção contra a transmissão do HIV; no entanto, este método não é 100 por cento eficaz .
Programas
agulha
O compartilhamento de agulhas contaminadas é uma forma comum de HIV é transmitida de uma pessoa para outra. Programas de agulhas limpas envolvem distribuindo novos , agulhas limpas para usuários de drogas injetáveis em uma tentativa de evitar a utilização de agulhas sujas. Estes programas são eficazes na prevenção do HIV , embora os membros da equipe de saúde pública tem que chegar de forma contínua a pessoas em risco de reutilização de agulhas velhas .
Testes da comunidade
Estima-se que um em cada cinco indivíduos infectados pelo HIV não tem conhecimento de sua infecção. O governo dos EUA tem sido proativo na tentativa de conter a transmissão do HIV /AIDS , através da gestão de um programa para tornar as pessoas mais conscientes do seu estado HIV /SIDA através de testes rápidos de HIV . Teste rápido para HIV é um método de teste de HIV rápido e fácil que pode ser administrado em locais públicos , tais como salas de emergência de hospitais e até mesmo Divisão de locais automóvel. Os resultados são fornecidos em um ambiente confidencial e aconselhamento é oferecido. A abordagem comunitária ao teste melhora o acesso para as pessoas que podem não ficar testando através da rota tradicional de visitar um consultório médico .
Tratamento como prevenção
medicamentos anti-retrovirais têm sido eficazes para ajudar a prevenir a transmissão do HIV de mães seropositivas grávidas para seus filhos nascituros . Estas mesmas drogas têm sido usadas para impedir a transmissão do HIV para outros tipos de situações, incluindo a exposição relacionada com o trabalho , como picadas de agulha e outro contato acidental com sangue infectado . A eficácia deste método de tratamento ainda está sob investigação , com a esperança de que isso vai se tornar um método preventivo comprovado no futuro.
Estratégias Cultural
Há aproximadamente 40 milhões pessoas infectadas com o HIV no mundo. Este número mostra que os meios tradicionais de prevenção do HIV e AIDS não sempre trabalhei para todos. Abordagens sensíveis às diferenças culturais foram desenvolvidas para atingir de forma eficaz os indivíduos que podem não responder a alguns dos métodos mais tradicionais de prevenção do HIV . Exemplos desses métodos incluem um programa de teatro desenvolvido para educar os membros da comunidade da África sobre o HIV /AIDS. Os curandeiros tradicionais são confiáveis e respeitados em muitas comunidades africanas e ter sido aproveitado para espalhar a mensagem de prevenção . Estratégias culturais específicos têm sido eficazes na educação um maior número de pessoas sobre a transmissão do HIV /AIDS.