Este método remove ferro da água sem produtos químicos. Fá-lo por pulverização da água dentro de um tanque através de um aspirador que adiciona ar para a água . Uma vez que utiliza um grande tanque de armazenagem , ele pode ser um método especialmente útil para poços com baixa capacidade . Quatro a cinco galões por minuto deve ser bombeada através do aspirador para que este processo seja eficaz . O ar adicionado pelo aspirador inicia o processo de oxidação , fazendo com que o ferro se transformar em partículas minúsculas de oxidação , que podem então ser extraídas através de um leito de filtro . O filtro deve ser limpo regularmente para remover o ferro extraído da água.
Aeração e Sedimentação
Este método é semelhante ao de injeção de ar , em que a água é pulverizado através de um bocal que se mistura de ar e em que se oxida o ferro . Em vez de filtrar a ferro para fora da água , este sistema apenas pulveriza a água num tanque grande . As partículas de ferro , sendo mais pesado do que a água , em seguida, afundar-se para o fundo do tanque de água limpa e pode ser puxado a partir do topo . Tal como acontece com os sistemas de injecção de ar , o tanque de grande capacidade de um sistema de decantação presta-se a poços de baixa capacidade , que pode ser usado para encher lentamente um tanque que pode então ser levantado à velocidade do utilizador requer .
amaciantes de Água
amaciadores de água usar uma resina reativa para substituir as moléculas de ferro (e outros contaminantes ) com moléculas diferentes, inertes ( geralmente sódio) . O ferro deve estar presente numa forma clara na água , e a resina amaciador precisa de ser regularmente tratada com produtos de limpeza , tais como hidrossulfito de sódio ou o ácido fosfórico para manter a funcionar correctamente . Este é um método adequado para concentrações de ferro inferior a 2 miligramas por litro .
Cloração
cloração pode ser usado para remover o ferro em duas maneiras . 200 miligramas por litro de solução de lixívia de cloro pode ser adicionado à água do poço de " choque " é , por um método semelhante ao utilizado com piscinas . Se o cloro fica na água durante 8 horas , ele irá matar muitas das bactérias que podem causar a acumulação de ferro . O cloro pode também ser adicionado à água como um oxidante que transforma o ferro em partículas de óxido que são então filtrados para fora . Isto funciona melhor com água com um pH de pelo menos 7 , exposto ao cloro durante pelo menos cinco minutos. Em ambos os casos , o cloro terá de ser removido por um filtro de carvão activado , antes do consumo da água .
Manganês Greensand
Estes filtros tirar a água através de um leito de óxido de manganês, que oxida o ferro na água , permitindo que seja retirada da mesma maneira como com um aspirador . Estes foram uma vez que o tipo mais comum de filtro de ferro , e são capazes de remover o ferro , em concentrações de até 6 miligramas por litro . Eles também podem remover pequenas quantidades de ambos os manganês e sulfureto de hidrogénio , mas deve ser regenerado regularmente , com uma aplicação de permanganato de potássio . Isto repõe os átomos de oxigênio na greensand que reagem com o ferro na água. Filtros greensand manganês funcionam melhor com água de pH 7 ou acima, um fluxo de 5 litros por minuto e regeneração regular.