casa |  | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | saúde pública

Os efeitos do gás dióxido de cloro

dióxido de cloro é um poderoso agente oxidante utilizado no tratamento de água e de branqueamento . Sir Humphrey Davy descobriu o gás em 1814 por vazamento de ácido sulfúrico em clorato de potássio . O gás é volátil e é muito diferente do cloro elementar . Tem efeitos positivos , tais como o branqueamento de polpa de madeira ou desinfecção de água potável para torná-la segura para o consumo. Qualquer pessoa que use a substância , no entanto, deve ter cuidado , como o dióxido de cloro pode escapar da solução aquosa, o que pode criar uma situação especialmente perigosa em um espaço fechado. Explosiva em concentrações elevadas

Quando a concentração de gás de dióxido de cloro atinge 10 por cento do ar circundante , torna-se explosiva . O gás é instável , e até mesmo a temperatura ambiente pode explodir quando exposto a faíscas ou luz solar, ou se aquecido acima de 212 graus centígrados. O gás também pode explodir ou inflamar-se quando entra em contacto com monóxido de carbono , o pó , fluoreto , hidrocarbonetos (tais como metano e propano ) , hidrogénio , enxofre , fósforo e outras substâncias . Ele também pode reagir com a água ou vapor para formar o ácido clorídrico tóxico.
Irrita a pele

exposição a pele provoca irritação e queimaduras. O Departamento de Trabalho dos Estados Unidos recomenda lavar imediatamente as áreas afetadas com água e sabão , se você entrar em contato com o dióxido de cloro . Use roupas e equipamentos de proteção para evitar o contato com a pele , se você sabe que você poderia entrar em contato com o gás.
Eye Irritante

O dióxido de cloro pode irritar olhos, causando dor, lacrimejamento e visão borrada. Lave seus olhos abundantemente com água , se o dióxido de cloro entra em contato com os olhos.

Danos teciduais

A pele pode absorver o gás , que podem danificar as células do tecido e de sangue . Use roupas de proteção para ajudar a evitar que o gás chegue à sua pele , como indicado pelo Departamento do Trabalho dos EUA .
Problemas respiratórios

A inalação do gás geralmente resulta em tosse , dores de cabeça , dor de garganta e edema pulmonar, ou acúmulo de líquido nos pulmões. Ela também provoca brônquio spasma - uma contração súbita das vias aéreas que acontece durante os ataques de asma - o que leva à dificuldade para respirar . Os sintomas podem demorar um pouco para aparecer, mas eles vão durar por um longo tempo . A exposição a longo prazo pode levar a bronquite, uma inflamação das vias aéreas que levam aos pulmões.
Reprodução e Desenvolvimento

O gás pode causar problemas com a reprodução e desenvolvimento , embora não seja cientificamente confirmado.