Desde meados da década de 1930 , tem sido amplamente conhecido que o bisfenol A se liga aos receptores no corpo humano, como o estrogênio . Estudos têm mostrado que esta química pode levar ao crescimento de células de cancro na mama humano e reduzir a contagem de esperma nos roedores .
Exposição ao bisfenol A
Em 2004 , os Centros de Controle de Doenças (CDC) descobriram vestígios da substância química em quase todas as amostras de urina que foram reunidos para testar substâncias químicas nos seres humanos. Os níveis de Bisfenol A foram 1000 vezes menores do que 50 microgramas por dia , no entanto , o que é considerado seguro pela Agência de Protecção Ambiental . O CDC também encontrou glucuronide , um subproduto do Bisfenol A, na maioria das amostras de urina , indicando que os seres humanos estão constantemente expostos ao produto químico.
Estudos em curso
devido à preocupação expressa pelo Programa Nacional de Toxicologia no National Institutes of Health sobre o impacto do Bisfenol A na glândula prostática e no cérebro em fetos e crianças Federal Drug Administration e , os estudos estão se concentrando agora em efeitos mais sutis do produto químico . O governo do Canadá proibiu o uso de bisfenol A em mamadeiras .