Alguns países têm tido uma abordagem legislativa para o controle do crescimento da população , colocando em prática as leis que restringem as famílias numerosas , exigindo dos pais a pagar uma multa se eles têm mais do que um certo número de filhos. Outras idéias que seguem este mesmo caminho são menos óbvios; em vez de colocar a lei em prática , alguns pesquisadores acham que seria uma boa idéia para reestruturar os sistemas de governo inteiro , tornando-se difícil obter a cobertura de saúde para um grande número de crianças ou assistência habitacional público para famílias grandes . Os pais interessados em ter mais do que um ou dois filhos enfrentaria obstáculos atenciosos .
Contracepção e Aborto
maior acesso a contraceptivos é outra maneira de retardar o crescimento da população . Mulheres sem seguro de saúde ou conhecimento dos recursos locais muitas vezes dependem de métodos defeituosos de controle de natalidade para protegê-los de gravidez. Se os anticoncepcionais são amplamente disponíveis a custos razoáveis , mais mulheres seriam capazes de evitar a gravidez indesejada. Apesar de controverso , o aborto é uma outra maneira de controlar o aumento da população . Os países com as taxas de aborto mais elevados e instâncias mais elevadas de mulheres que usam o controle da natalidade são mostrados para ter taxas de crescimento populacional mais baixas.
Educação
Em países em desenvolvimento, o tamanho das famílias são muitas vezes maiores do que em países que são economicamente mais estável. Percentagens enormes de populações nestes países sobrevivem da agricultura de subsistência e necessitam de um grande número de membros da família para poder trabalhar nos campos. Infelizmente, a maioria das crianças nascidas a estas famílias são incapazes de pagar taxas para a educação básica e , sem alfabetização ou formação profissional, só são capazes de continuar a ter mais filhos para contribuir para o agregado familiar. Educação sobre o ciclo ea importância de acadêmicos e capacitação profissional são fundamentais para retardar a taxa de crescimento nos países em desenvolvimento .
Advocacia dos Direitos da Mulher
Muitas mulheres no mundo são limitados por seus governos e não estão autorizados a trabalhar fora de casa. O número de filhos que uma mulher dá à luz e aumenta nessas situações são seu símbolo de status e que a única maneira que ela vai conseguir reconhecimento. Em outros casos, as restrições decorrem de crenças e tradições religiosas ou culturais , onde as mulheres são incentivadas a se casar e começar a criar uma família em uma idade jovem ou desencorajados de usar contraceptivos . Dar às mulheres o controle sobre seus corpos é fundamental para a desaceleração do crescimento da população, como é o apoio de todos os cantos para as mulheres que optam por ter menos filhos ou nenhum.