Um poluente primário é algo que é emitida diretamente de uma fonte no meio ambiente. Por exemplo, uma pilha de fumo em uma fábrica que está lançando poluição diretamente na atmosfera é um poluente primário. Os consumidores também podem ser poluidores primários se eles usam um dos mais velhos, latas de aerossol que emitem hidrocarbonetos para o ambiente. Latas que contêm argônio são poluentes primários como o argônio cria problemas na atmosfera; latas que não contêm argônio , mas sim utilizam ar comprimido são seguros.
poluição secundária
poluição secundária ocorre quando dois ou mais tipos de poluição primária misturam no ambiente para criar uma nova substância de poluição . Estes poluentes não são liberados a partir de uma fonte natural ou de origem humana; ao contrário, eles são o resultado da poluição que já está lá , produzindo algo novo.
Exemplos
Alguns poluentes primários que são liberados no ar incluem hidrocarbonetos , óxidos de azoto e dióxido de enxofre . Um exemplo de um poluente secundário é o ozônio , que é o resultado direto da mistura de hidrocarbonetos e óxido de nitrogênio na atmosfera.
Regulamento
A Agência de Proteção Ambiental ( EPA) é responsável por controlar e regular a poluição que está liberado para o meio ambiente. Esta agência mantém o controle da poluição primário liberado e da atividade poluição secundária e as tentativas de parar tanto dele quanto possível. Se os níveis destes poluentes causam problemas , como o gás argônio sendo liberado na atmosfera e destruindo alta natural de ozônio na atmosfera da Terra , é a EPA que é enviado para investigar , multas de imposição e de informar ao governo sobre a situação.