A mais antiga forma de uma máscara moderna semelhante à máscara N95 foi desenvolvido no início de 1900 para proteger os mineiros , soldados e bombeiros de poeiras perigosos, gases , produtos químicos e fumaça, de acordo com o centros de Controle e Prevenção de Doenças. Com o tempo, vários locais de trabalho e as indústrias começaram a exigir os seus trabalhadores a usar máscaras para diminuir o risco de inalação de partículas nocivas. Hoje , o dispositivo é comumente usado em instituições de saúde para evitar a propagação da gripe ou outras doenças respiratórias .
Filtros de máscara Um N95 e blocos de pelo menos 95 por cento das pequenas partículas no ar , como vírus, bactérias e poeira ou molde de alcançar seus pulmões. Para trabalhar com eficiência , a máscara deve se encaixar bem a sua cara. Por essa razão, ele não fornece uma protecção completa para crianças ou pessoas com cabelo facial. Se você tiver uma condição médica que torna a respiração difícil, fale com o seu médico antes de usar uma máscara N95.
Construção e Indústria Usa
trabalhadores expostos a poeira e pequenas partículas , ou envolvidos em carvão de processamento, minerais , minério de ferro e farinha, usar máscaras N95 , os EUA Food and Drug Administration e 3M nota. A máscara não fornece proteção contra gases ou produtos químicos no ar ou de vapores de pulverização de tinta , amianto, chumbo ou cádmio . Em casa , se você estiver varrendo , usando uma serra elétrica , pá uma grande quantidade de detritos ou limpeza de mofo , use uma máscara N95 , o Departamento de Saúde de Minnesota aconselha.
Cuidados médicos usa
os profissionais de saúde usam máscaras N95 quando em contato com doentes que têm condições que se espalham pelo ar. Os profissionais de saúde geralmente usavam as máscaras durante a SARS e novamente durante o surto de gripe H1N1 em 2009, para evitar a propagação das doenças de uma pessoa para outra. Em um ambiente de cuidados de saúde , máscaras N95 são especialmente equipados para cada pessoa ou "encaixar testado " para garantir a sua eficácia, e são descartados após cada utilização.
Research
um estudo feito em fevereiro de 2004, no Jornal de Doenças Infecciosas Emergentes por Mark Loeb e seus colegas descobriram enfermeiros que usava uma máscara N95 durante o surto de SARS em 2003/2004 tiveram um risco 80 por cento menor de desenvolver a doença. Esse risco foi de quase 50 por cento mais baixo do que as enfermeiras que usavam apenas uma máscara cirúrgica. No entanto , usando uma máscara N95 não vem sem desconforto. Um estudo de março de 2006, na revista Acta Neurologica Scandinavica por ECH Lim e seus colegas descobriram 37,3 por cento das pessoas que usavam uma máscara N95 durante o tratamento de pacientes infectados com SARS dores de cabeça experientes. Os investigadores acreditam que a pressão da correia da máscara N95 no pescoço ou nas costas da cabeça fez com que as dores de cabeça.