A substância em poliestireno que gera a maior preocupação é estireno. O estireno é o principal ingrediente em poliestireno , e é utilizado no fabrico de vários outros produtos . O estireno é um possível agente cancerígeno , de acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos . Trabalhadores produzem poliestireno e outros produtos de estireno têm relatado problemas agudos , bem como, incluindo dores de cabeça, irritação cutânea e ocular , problemas respiratórios e doenças gastrointestinais. Alguns problemas do sistema nervoso central também foram identificados, incluindo depressão após a exposição crônica.
Problemas Ambientais
Alguns países, regiões e municípios têm proibido poliestireno por causa de seus perigos para o meio ambiente . O poliestireno não é biodegradável; mesmo depois que é quebrada mecanicamente em pedaços menores , o próprio material persiste indefinitley . É um material importante em aterros sanitários , e é um incômodo lixo recorrente ao longo das estradas e vias navegáveis. O poliestireno é fabricado com recursos não-renováveis , especialmente hidrocarbonetos fósseis - usado tanto para alimentar as fábricas e como um produto como matéria-prima
inseguro e Consumido Unkowingly
poliestireno não é um material reciclável em circuito fechado , de modo mais recursos são usados para reciclá-lo . Reciclagem em circuito fechado é quando os resíduos de um produto é utilizado para reduzir o total de insumos materiais , substituindo uma outra matéria-prima de produção. Se o papel reciclado é utilizado para substituir a polpa de madeira na produção de mais do papel , que é de reciclagem em circuito fechado, o que reduz as entradas totais no processo de produção . Reciclagem de poliestireno realmente usa muito mais energia do que a sua produção original , e é visto por alguns como uma jogada de publicidade pela indústria de espuma.