Talvez a questão mais conhecido os países em desenvolvimento enfrentam é o seu fardo das doenças transmissíveis , ou infecciosas, doenças . HIV /AIDS, malária, tuberculose e infestações parasitárias contribuem substancialmente para as taxas de doença e morte nesses países. Os objetivos médicos de líderes e organizações , como a Organização Mundial da Saúde do governo são para diagnosticar indivíduos e oferecer tratamento adequado. O trabalho dos defensores da saúde global é essencial, pois muitos países não podem arcar com os custos de alguns desses tratamentos. A doença infecciosa responsável pela maioria das mortes no mundo em desenvolvimento é o HIV /SIDA , particularmente na África Subsaariana . O principal objectivo é fornecer terapia anti-retroviral para o maior número de indivíduos infectados quanto possível , melhorando assim sua expectativa de vida e qualidade de vida.
Saúde Materno-Infantil
Outra grande objetivo é fornecer assistência médica para mulheres e crianças . Na verdade, 70 por cento da mortalidade infantil ocorre na África e Sudeste da Ásia, de acordo com a Organização Mundial de Saúde . Essas populações , muitas vezes têm baixo status na sociedade e não têm uma palavra a dizer na forma como os seus cuidados é tratado. Os objetivos primários estão focados em fornecer suplementos nutricionais para mulheres grávidas e crianças para reduzir seu risco médico de doenças como a anemia por deficiência de ferro . Além disso , as organizações se esforçam para obter vacinas para crianças para limitar o risco de doenças infecciosas e promover o seu crescimento e desenvolvimento adequados .
Doenças Crônicas
É uma equívoco de que as doenças crônicas são apenas um fardo de nações ricas . Na realidade, os países de renda baixa e média estão enfrentando o desafio de ambas as doenças transmissíveis e doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes. Estes problemas de saúde requerem cuidados contínuos . Os objetivos devem incidir não só no fornecimento de tratamento médico para as pessoas com estas doenças , mas também no fornecimento de educação em saúde. Os médicos e outros profissionais de saúde devem ser treinados para ensinar os pacientes a importância da gestão da sua condição e como eles podem fazê-lo. Outro objetivo é proporcionar triagem para doenças não transmissíveis , ao mesmo tempo que os pacientes chegam para tratamento de doenças infecciosas .
Acesso aos Cuidados
Muitos desses objetivos para a assistência médica será ser difícil de realizar se o acesso aos cuidados de saúde não é melhorada. Aqueles que vivem em áreas rurais podem ter um tempo difícil chegar a um centro médico; também , os médicos desses países em desenvolvimento podem estar em falta . Uma iniciativa importante é os profissionais de saúde a formação da comunidade que podem ser uma presença em favelas urbanas e vilas rurais . Organizações como a UNICEF apoiar os esforços para treinar esses trabalhadores para lidar com uma variedade de problemas médicos . Agentes comunitários de saúde também podem fornecer cuidados em casa e garantir que os doentes estão a tomar os seus medicamentos como prescrito.