Cobalt tem a capacidade de inflamar e /ou explodir quando a poeira cobalto entra em contacto com o ar ou oxigênio. Como medida preventiva , a poeira de cobalto deve ser mantido adequadamente em áreas que não o exponha a oxidantes e têm sistemas de ventilação eficazes. Os trabalhadores que estão próximos a um incêndio ou explosão induzida por cobalto podem sofrer queimaduras graves , ferimentos e danos à saúde de inalar a poeira e partículas liberadas no ar .
Saúde Riscos
pó de cobalto e partículas são inaladas e podem causar quadros agudos ou crônicos de saúde após a exposição suficiente. De acordo com a Administração de Segurança e Saúde Ocupacional, pó de cobalto tem o potencial de causar doenças da tireóide , doença pulmonar , fibrose intersticial e pneumonite intersticial . Envenenamento por cobalto crônica pode até mesmo entrar na medula óssea e pode ser um possível agente cancerígeno .
Radiação
Cobalto-60 , um radionuclídeo à base de cobalto, tem propriedades radioativas que podem causar envenenamento por radiação após a exposição . A exposição a este tipo de radiação gama pode causar câncer porque ele se infiltra em órgãos e tecidos do corpo , de acordo com a Agência de Proteção Ambiental. Contagem de corpo inteiro é uma técnica usada para testar e medir a radiação gama no corpo de alguém para determinar se ou não eles foram expostos ao composto.
Ambiente Desde cobalto existe naturalmente no meio ambiente - ou seja, no núcleo da Terra - os animais e plantas são usados para alguma exposição ao elemento. No entanto, quando uma grande quantidade de cobalto é liberado para a atmosfera ou para o ambiente , pode saturar os solos e sedimentos , causando danos à vida vegetal e animal. Os animais que pastam nas plantas que fazem parte dos solos saturados de cobalto pode desenvolver efeitos de saúde que podem torná-los doentes, ou eles podem morrer. Além disso, os animais e plantas que têm altos níveis de cobalto da exposição pode transferir o cobalto para os seres humanos quando eles são consumidos .