superfície inferior a tensão de superfície do estrume líquido , potencialmente causando a formação de espuma . Esses agentes incluem agentes tensioactivos , tais como proteínas, lípidos e detergentes, e bio- surfactantes , tais como polímeros e produtos microbianos . A tensão superficial é reduzido como o hidrófilo ou fim - amar água do agente entra no líquido , deixando a extremidade hidrófoba ou avesso em água exposta ao ar . Propõe-se que as proteínas são o agente mais eficaz para causar a formação de espuma , pois é menos biodegradável.
Diet
A inclusão de grãos de destilaria com solúveis secos ( DDGS ) e outros suplementos de dietas animais , aumenta a quantidade de estrume produzido por até 30 por cento , em alguns casos, e podem , assim, aumentar a possibilidade de formação de espuma . DDGS contém nutrientes , como o fósforo , lisina e outra proteína bruta e lipídios , o que aumenta a presença de agentes de superfície .
Características de estrume
as características físicas e químicas do estrume pode também influenciar a formação de espuma . Estas características incluem o pH , alcalinidade , a concentração de ácido volátil e temperatura . Temperaturas mais baixas estão associadas com menor formação de espuma . A quantidade de água consumida pelos animais também é um fator , como menos água resulta em um aumento de agentes ativos de superfície em esterco , que de outra forma teria dissolvido.
Metano Produção
O acúmulo de metano também está ligada à formação de espuma esterco . A produção de metano é determinado pela profundidade do poço de armazenagem , o conteúdo do micróbio e a presença ou ausência de oxigénio . Ventilação inadequada provoca gases para acumulam , aumentando assim a possibilidade de formação de espuma de estrume. Assim ventilação contínua é recomendada para evitar o acúmulo de metano.