bromo pode entrar em contacto com os seres humanos em uma série de situações . É usado como um desinfectante de água em muitas piscinas e banheiras quentes , como uma alternativa ao cloro . Agricultores usá-lo como um fumigante para proteger as culturas . Bromo aparece em numerosas substâncias medicamentosas . Desenvolvimento Foto incorre a utilização de compostos de bromo. Materiais ignífugos depender de bromo para tornar os ambientes humanos a salvo de fogo. Empresas automotivas estão atualmente testando bromo para uso em carros elétricos.
Efeitos em seres humanos
Bromo é fundamentalmente tóxico para os seres humanos , embora alguns compostos , como o brometo de potássio , foram utilizado no passado como sedativos . Ingestão de bromo foi entretanto associada ao cancro e as várias formas de danos para a pele , no fígado e no cérebro . Vapor de bromo prejudica os pulmões , os olhos e parece reduzir a contagem de esperma nos homens.
Efeitos atmosféricos
átomos de bromo são destrutivos de íons de ozônio e, conseqüentemente, têm severamente danificado a camada de ozônio da atmosfera sobre a Antártida . Especialistas estimam que cerca de 30 por cento do bromo responsável por esgotar os níveis de ozônio sobre o Pólo Sul vem de atividades humanas , especialmente a partir da pulverização de fumigantes que contenham este elemento.
Utilizações seguras de bromo
bromo tem muitas aplicações salutares e de outra maneira útil para proibir a sua utilização por completo. Na verdade , a sua utilização como um retardador de chama , provavelmente, tem salvado muitas vidas . Se as pessoas se abstenham de contato físico direto e /ou ingestão de produtos que contêm bromo, então este elemento pode continuar a ser utilizado beneficamente .