O modelo de crenças em saúde centra-se em comportamentos de saúde e escolhas individuais , fundada em crenças e atitudes da pessoa. Isso inclui a falta de vontade do indivíduo a acreditar que eles são suscetíveis a várias infecções e as escolhas que as pessoas fazem , com base nesta susceptibilidade percebida . Infelizmente , as crenças de um indivíduo competir contra outras crenças para significado e controle , tornando esta técnica questionável para alguns comportamentos . Por exemplo, uma pessoa pode realmente ser conscientes e preocupados com os efeitos negativos do fumo à saúde , mas , como resultado de influências habituais , não ser capaz de forçar-se a parar de fumar.
Teoria Social Cognitiva
a teoria social cognitiva explora a interação entre os indivíduos e os fatores ambientais, fatores pessoais e comportamentos que afetam a mudança de idéias de um indivíduo sobre a saúde. A teoria social cognitiva utiliza técnicas de aprendizagem, tais como a observação e aprendizado pessoal e direto , para adquirir conhecimento sobre diversos problemas de saúde. Infelizmente , a teoria social cognitiva não consegue explicar a necessidade de auto-eficácia : a capacidade de auto-motivar e levar a cabo uma tarefa. Por exemplo, um indivíduo pode ter a auto-eficácia para iniciar um programa de exercícios regulares , mas não têm a auto-eficácia para mudar seus hábitos alimentares normais.
Consumidor Modelo de Processamento de Informações
o modelo de processamento de informação dos consumidores considera a relação da informação ao conhecimento. A idéia é que você pode dar aos indivíduos a informação , mas devem processá-lo e compreendê-lo antes que se torne de conhecimento. Da mesma forma, você pode fornecer informações sobre os problemas de saúde para as pessoas, mas eles devem entender a forma como a informação se relaciona com eles antes que eles podem mudar seu comportamento. O modelo CIP sugere que você deve fornecer informações de um familiar, de fácil compreensão , forma e tornar essas informações acessíveis . Infelizmente , a disponibilidade de informação de saúde não fornecer a motivação para as pessoas a lê-lo e compreendê-lo.
Transteórico Modelo
Transteórico teoria sugere que as pessoas se movem por diferentes estágios de disponibilidade para aceitar informações de saúde. A teoria segue a disposição das pessoas desde a fase de pré-contemplação , onde eles não têm conhecimento do problema. Teoria Transteórico sugere que a motivação do indivíduo para compreender e mudar seus comportamentos de saúde. Infelizmente , o modelo transteorético não fornecer um guia que descreve como um indivíduo se move de um estágio para outro ea teoria admite que mudanças de estágio pode ser esporádica . Por exemplo , um indivíduo pode passar de intenção de mudar o comportamento de um dia para o planejamento de mudar, e depois voltar para apenas uma intenção , sem aviso prévio .