evaporadores de filmes de escalada funcionar de forma contínua ou em lotes, utilizando princípios de evaporação simples. O líquido é alimentado para dentro da base do tubo do evaporador , e de vapor aquecido é aplicado para induzir a circulação . Isso ocorre utilizando uma bomba de escorva ou via auto- circulação. Vapor é evaporada a partir da mistura durante o processo , eo concentrado líquido é coletado em seu respectivo receptor.
Outros métodos de separação
Escalada evaporação filme opera através de diferentes princípios de outros métodos de separação , tais como destilação , cristalização e secagem . Na evaporação , o produto desejado é o concentrado líquido - por conseguinte, a fase de vapor não é separado em componentes individuais, com a destilação . O soluto permanece em solução , em vez de formar em cristais como na cristalização . Além disso, o produto final é um líquido , em comparação com a secagem, o que produz um resíduo sólido.
Evaporador Desempenho
A capacidade de escalar evaporadores de filme é determinada com a quantidade de líquido vaporizado a cada hora , o que é medido em relação a quantidade de vapor introduzida na unidade para determinar a viabilidade económica . A taxa de transferência de calor depende da área de transferência de calor da superfície , o coeficiente de transferência total de calor e a força motriz global da temperatura , com base nas propriedades físicas , tanto do vapor e do líquido em ebulição .
Problemas
Várias áreas problemáticas devem ser considerados durante o projeto de subir evaporadores de filme. Por exemplo , alguns líquidos são menos viscoso do que a água , tornando-os mais difíceis de se evaporar . Outras misturas podem espuma ou precipitar em cristais , deixando para trás os depósitos sobre a superfície de aquecimento . Alguns líquidos são desnaturadas por altas temperaturas , enquanto outros têm pontos de ebulição muito elevados .