O mosquito Anopheles ingerir parasitas da malária quando se alimenta de um humano infectado. No estômago do mosquito , os parasitas mover a parede do intestino , onde se reproduzem assexuadamente através do processo de esporogonia , e produzir um oocisto , ou esporos . Estes oocistos eventualmente estourar , liberando os esporozoítos que viajam através do corpo do mosquito para as suas glândulas salivares e, finalmente, o seu duto salivar central.
Esporozoítos
Quando bebe um mosquito portador sangue humano, os esporozoítos de malária viajar através de sua saliva para corrente sanguínea do hospedeiro e, rapidamente, fazer o seu caminho para as células funcionais do fígado . Os parasitas também podem infectar as células vermelhas do sangue , causando febre, anemia e - em alguns casos - . Morte
esquizogonia
esquizogonia é uma forma de reprodução assexuada em que a fissão múltipla de esporozoítos produz merozoítos que podem reproduzir sexualmente ou assexuadamente . Este processo muitas vezes começa logo que os parasitas entrar no seu hospedeiro vertebrado . Por exemplo, Plasmodium falciparum e P. malariae começar reproduzindo imediatamente. No entanto , P. ovale e P. vivax pode atrasar a reprodução , formando hipnozoítos que permanecem dormentes nas células do fígado . Hipnozoítos P. vivax pode ter uma dormência de até 10 meses , enquanto o P. falciparum e P. malariae não criar hipnozoítos em tudo.
Merozoítos
Pre- esquizogonia eritrocítica ocorre nas células do fígado do hospedeiro antes de o parasita invade os glóbulos vermelhos (eritrócitos) . Durante esta fase, cada sporozoite produz vários merozoítos , que consistem em um único núcleo envolto em um anel citoplasmática estreito. Cada sporozoite P. ovale produz 15.000 merozoites . P. vivax produz 10.000 , P. falciparum produz 40.000 e P. malariae produz 2.000 . Merozoítos normalmente invadem as células vermelhas do sangue dentro de dois minutos de vida .