Medida níveis de oxigênio dissolvido na água residual usando um sensor de oxigênio ou outra sonda de oxigénio . Níveis de oxigênio dissolvido deve estar entre 2- 3mg /L para a nitrificação ocorra, e 4,5 quilos de oxigênio totais dissolvidos são necessários para cada quilo de amônia, que deve ser convertido em nitrato. Usando estes parâmetros , derramar a quantidade apropriada de amónia na água residual .
2
monitorar os níveis do pH das águas residuais durante o processo de nitrificação utilizando um medidor de pH . Níveis de pH ideal deve medir entre 7,8 e 9,0 , embora a nitrificação ocorre fora desta faixa também. Baixa alcalinidade pode ser uma preocupação , mas evitar o uso de cal ou outros materiais altamente reativos para estabilizar os níveis de pH , a menos que se recorra a medidas cautelares e diretrizes de saúde seguidos.
3
Adicione 3-4 quilos de metanol para as águas residuais para cada quilo de nitrato. Tenha cuidado , pois se você usar o excesso de metanol, que vai estar presente na água tratada. Porque as bactérias desnitrificantes crescem lentamente e são sensíveis à temperatura , certifique-se de que a temperatura da água residual permanece em cerca de 20 graus Celsius usando um termômetro para monitorá-lo. Além disso, use o medidor de pH para garantir que os níveis de pH estão entre 6,0 e 8,0
4
Use um medidor de nitrato para medir a concentração de nitratos nas águas residuais . Embora nenhum de águas residuais devem sempre ser consumidos que não tenha sido tratada por autoridades de saúde pública , as normas governamentais atuais exigem que as concentrações de nitrato não deve estar acima de 45 partes por milhão ( ppm ) para a água potável . Se os níveis de nitrato são inferiores a 45 ppm , os processos de nitrificação e desnitrificação pode ser considerado um sucesso.