Há uma grande quantidade de informação disponível sobre os problemas de saúde que cercam a exposição à radiação . Japão tem acompanhado os sobreviventes dos bombardeios de Hiroshima e Nagasaki durante mais de 60 anos e registro de dados de saúde na base de dados Efeitos de Radiação Research Foundation . Os Estados Unidos Instituto Nacional do Câncer avaliou exposições dos americanos à radiação de testes com bombas nucleares em Nevada durante a década de 1950 . Os pesquisadores também estão a adição de informações de estudos anteriores soviéticas sobre a exposição à radiação de Chernobyl em 1986 acidente nuclear no banco de dados .
Radiografia Médica
exposição natural a radiação de fundo em casa e local de trabalho varia 1-10 miliSieverts por ano. Entre os procedimentos de radiografia médicos, uma tomografia computadorizada de corpo inteiro é de 12 mSv , uma mamografia 0,13 mSv e uma radiografia de tórax de 0,08 mSv . Em comparação, o nível acumulado de 10 anos de exposição para os sobreviventes do acidente nuclear de Chernobyl em 1986 varia de 10 a mais de 100 mSv . Desde o acidente , os temores de problemas catastróficos de saúde de precipitação têm provado ser muito superestimado. Estudos realizados pela Organização Mundial de Saúde e do Comitê Científico das Nações Unidas sobre os Efeitos da Radiação Atômica mostram que tem havido pouca doença que pode ser diretamente atribuído à precipitação nuclear entre os sobreviventes de Chernobyl .
Dental Radiografia
medo de radiação agrava medo do dentista de muitas pessoas. A preocupação para muitos pacientes odontológicos é que as radiografias (imagens de raios- X ) exigem colocar a máquina de raios-X muito perto da boca do paciente , o que eles temem que possa representar um perigo de radiação para o cérebro. Os pacientes também mostram preocupação com a radiografia dental temendo risco aos sistemas reprodutivos. Estas preocupações são infundadas por causa de padrões modernos de radiografia dental. O Conselho Nacional de Proteção de Radiação e Medidas , o relatório de 145 conjuntos de normas para os níveis de exposição dos pacientes e operadores. Estes mandato normas que o equipamento ser operado de tal forma que limita a exposição a menos que .0.008 mSv por tratamento , o que é significativamente menor do que a exposição de fundo natural.
Pré-natal Radiografia
as mulheres grávidas e novas mães expressaram preocupação sobre os possíveis riscos de exposição à radiação pré-natal a partir de raios-X de diagnóstico. Pesquisadores têm investigado o assunto e determinou que há um ligeiro aumento no risco possível para os fetos de câncer de radiação em doses menores do que aqueles associados com os procedimentos comumente utilizados, tais como tomografia computadorizada. Os resultados indicam a necessidade de algum cuidado no uso de procedimentos de diagnóstico por imagem de radiação para as áreas do abdome /pelve de mulheres grávidas e nos recém-nascidos e bebês.
Normas para protecção contra as radiações de radiografia médica e scanner de segurança pode ser diferente em outros países. Por exemplo, na Itália , tem havido uma dose eficaz constantemente crescente acumulada estimada em pacientes internados com doença isquêmica do coração. Em os EUA , a dose anual per capita de procedimentos médicos é de cerca de 3,0 mSv , enquanto a dose anual em todo o mundo é de cerca de 0,6 mSv por ano. Este é um resultado do aumento do uso da radiografia de diagnóstico nos EUA Aeroporto scanners de raios- X na Alemanha mostram valores de dose variando de 0,00007 mSv para 0,006 mSv .
Airport Security Radiografia
Radiografia em outros países