luz UV é uma parte de alta frequência do espectro de luz que não é visível ao olho humano . Cientistas dividir ainda mais a luz UV em três categorias de aumentar a energia : UVA , UVB e UVC . O sol emite a maior parte da luz UV encontradas em nosso planeta, mas a nossa atmosfera absorve 97 a 99 por cento das freqüências mais perigosos , de acordo com a NASA (National Aeronautics and Space Administration ) .
fatores
quanto os seres humanos estão expostos a UV depende de três fatores principais: localização , cobertura de nuvens e proximidade industrial. Quanto maior e mais perto do equador você é , mais a exposição aos raios UV você experiência. NASA informa que os pólos têm uma hora de mil a menos do que os raios UV do equador. A cobertura de nuvens funciona como um abrigo natural dos raios UV . Finalmente , a poluição industrial forma de ozônio, que absorve a luz UV.
Is All luz UV perigosa?
Mesmo UVA , menos enérgico e perigoso do espectro UV ainda pode causar alguns dos efeitos observados em maior freqüência de luz UV, de acordo com o Textbook of Cosmetic Dermatology. Por algum tempo os cientistas acreditavam que UVA era inofensivo , pois não causam queimaduras solares como UVB e UVC . Porque UVA não mostra sinais de danos, ele pode acumular muito mais fácil e causar o envelhecimento , danos ao DNA e lesões .
Função
A alta freqüência e energia da luz UV leva a suas interações prejudiciais com o corpo humano . Embora o corpo tem mecanismos de absorver a luz UV com segurança e corrigir qualquer dano no DNA , o corpo não é perfeito e algum dano irreparável . Um dos efeitos secundários de DNA quebrado é um risco aumentado de cancro da pele . Mesmo a olho , que lida com a luz UV muito melhor do que a pele , pode desenvolver catarata de muitos raios UV.
Benefícios
Apesar do potencial para danificar a pele e olhos , a luz UV tem alguns usos benéficos . O corpo produz vitamina D quando UV entra em contato com a pele. A energia mais alto , UVC luz, pode matar as bactérias e esterilizar equipamentos médicos. Em astronomia , a luz UV é essencial para o estudo de alguns dos objetos super- quentes no universo, de acordo com a NASA.