De acordo com um estudo de 1993 pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), fumaça de madeira contém cerca de 50 substâncias químicas diferentes: --- incluindo o monóxido de carbono --- alguns dos quais são agentes cancerígenos .
partículas
o problema mais significativo com fumaça de madeira é a liberação de poluição particulada --- minúsculas partículas sólidas de hidrocarbonetos encontrados na fuligem e substâncias alcatroadas --- que são prejudiciais ao respirar em altas concentrações . De acordo com um artigo de 2005 EUA Hoje, a pesquisa mostrou que a poluição particulada " agrava as doenças cardíacas e desencadeia ataques de asma. "
Fumo, não fogo
Ardente madeira não é um problema tão grande como a lenha de forma incorreta. Incêndios de combustão que sopro do fumo são muito maiores em partículas de fogos quentes de queima que emitem pouca ou nenhuma fumaça.
Prevenção /solução
madeiras e devidamente temperado queimar lenha de forma mais uniforme e emitem menos fumaça do que as macias . Madeira deve sempre chama quando em chamas, com a fumaça clara ou branca vindo da chaminé --- fumaça cinza ou azulada indica a presença de mais partículas.
Fogões
EPA fogões de madeira com certificação pode reduzir as emissões em até 90 por cento, como alguns têm catalisadores que reduzem a poluição particulada .